A revista PC Pro divulgou um infográfico comparando os preços de cada formato de livro, entre os impressos e digitais mais conhecidos.
Quando o assunto é paperback, os livros com capa mole, o Kindle é o mais barato, seguido bem de perto pelo próprio livro impresso. Nesses casos o formato ePub ainda é muito caro. Nos livros hardback, ou capa dura, os preços ficaram bem equilibrados, mas ainda assim o Kindle saiu na frente, seguido muito de perto pelo ePub. Nota-se também que eBooks de livros hardback também são mais caros do que os que vieram do paperback.
Entre os 20 livros mais vendidos, chegou-se ao resultado de que o formato Kindle é o mais barato entre todos, também. E um estudo feito entre os 40 livros mais bem vendidos da lista do Sunday Times mostrou que apenas 4 deles não tinham nenhuma versão digital, enquanto que 16 possuíam livros digitais em alguns formatos. Metade deles, 20 exemplares, possuem versões em todos os formatos mais conhecidos, como AZW (Kindle), ePub e iBooks.
O infográfico mostra tendências internacionais, um quadro que deve mudar em breve, esperamos – ainda mais no quesito preço. Mostra também que a Amazon está jogando pesado, e mesmo tendo um formato mais pobre, está vendendo horrores. E aqui no Brasil, como andam as coisas? Não estamos nem na metade disso.