Essa dúvida é muito comum: que programa usar para ler um eBook? Existem muitos formatos e muitos programas. E tantas opções complicam a vida de quem não é craque em informática, na hora de ler livros digitais. Então vou tentar acender um fósforo nessa sala escura, para a turma que tem essas dúvidas.
Quer ler no computador? Sabe, ou aceita, instalar um programa novo? Se a resposta for sim, sugiro sem sombra de dúvida a leitura no formato ePub, usando o Adobe Digital Editions, um aplicativo gratuito da Adobe para Windows e Mac.
No ADE, é possível manter uma biblioteca de livros, marcar páginas, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, e ajustar o texto para o tamanho da sua tela, independente do aparelho que você usa. E a experiência de leitura vai ser boa. A interface é bastante simples e este é o programa mais usado para a leitura no computador.
Também vale usar o Calibre, outro aplicativo gratuito que, além de funcionar como leitor de eBooks, também é uma biblioteca digital particular e um ótimo conversor de arquivos – converte Word para ePub, Mobi e vários outros formatos.
Para tablets, existe uma grande variedade de apps para leitura de ebooks. Quais nós recomendamos:
Todos estes aplicativos reúnem certas características básicas: permitem aumentar o tamanho da fonte, trocar a cor de fundo da tela (modo noturno), marcar páginas. O iBooks permite consultar o significado de palavras, pois você pode instalar dicionários.
Os ereaders têm telas em tons de cinza (sem cores) e não refletem a luminosidade ambiente, o que para muitas pessoas é bastante importante, para o conforto do leitura, ou para ler em ambientes muito iluminados (praia, piscina, etc). Existem várias opções disponíveis no Brasil, todas muito boas do ponto de vista técnico e bastante semelhantes. Sempre há opções com ou sem internet (para baixar os livros com mais facilidade), com ou sem luz embutida (para leitura noturna). Recomendamos que você faça uma pesquisa nas várias lojas, para encontrar o aparelho que combina melhor com você.
Quem tem um Kindle, o mais famoso desses aparelhos, poderá ler nos formatos AZW (livro com proteção da Amazon), mobi, PDF e até em outros, desde que seja feita a conversão do arquivo. Quem adquirir um dos outros aparelhos, poderá ler no formato ePub, e também poderá converter de outros formatos para ePub – usando para isto o programa Calibre.
Por expereriência, podemos afirmar com segurança que o ereader mais completo, e mais fácil de usar, certamente é o Kindle. Lembre-se, porém, que você sempre terá de ler seus ebooks usando o aparelho da Amazon, ou seus aplicativos. A Amazon tem apps para todas as plataformas e sistemas imagináveis, o que é vantajoso; porém, não poderá comprar ebooks em outras lojas e colocar no Kindle (você até consegue, mas terá bastante trabalho para fazer isso, o que prende a maior parte dos usuários à Amazon).
Sim, é possível ler livros eletrônicos no papel, desde que você seja capaz de imprimir o arquivo… observe que quase nenhum livro eletrônico permite que você faça isso.
Originalmente publicado em dezembro de 2011.
Atualizado em 08/03/2018
Meu próximo livro será pela Simplissimo!!! Muito breve…em e-book
Não é um comentário e sim uma consulta. Tenho um jornal holistico de distribuição gratuita. Gostaria de disponibilizar para o publico em geral a leitura das edições do jornal através de tablet / ipad. Como posso fazer isto? Já existe algum aplicativo nesta área??
Eu quero tao somente tirar uma dúvida. Seguinte, eu tenho um celular Fashion Q9, ele não possui o aplicativo de leitura para o ebook. A minha pergunta é a seguinte: Como eu faço para baixar e instalar esse aplicativo? eu já tentei colocar textos no cartão de memória no formato “.txt” e a codificação “unicode” mas ainda assim eu não consigo ler os textos então como eu poderia fazer para lê-los? Preciso baixar algum programa para o meu celular? Obrigada!
Viviane, teu celular não parece ser um smartphone. Neste caso, não é possível ler livros. Mas sério, eu tenho um kindle touch e minha esposa um kindle básico, à venda no Brasil por 290 reais, o preço de um celular mais barato, e não trocamos por nada no mundo.
Além disso, tem o kobo, com vários modelos.
Oi Vinicius. Como vai?
Deste lado do Atlântico – Portugal – Maria Helena Mota.
É o seguinte: Eu tenho dois livros publicados em formato digital que estão à venda num site e, em breve, estarão noutro site aí no Brasil. Sei que a maior parte da população não compra em formato digital porque, à partida, não é muito prático ler um livro com 200 ou 300 páginas num computador.
Andei pesquisando sobre “Leitores de E-books” e encontrei este site. Eu queria explicar – na minha página –
para quem a visita, quais as opções e vantagens de se ter um leitor onde se conseguem
“Descarregar” muitos livros num único aparelho. Eu não estou muito por dentro deste assunto e então eu venho pedir autorização para explicar – com algumas frases retiradas deste artigo – os benefício para os leitores.
É claro que deixaria os seus créditos. Mas assim teria a certeza de que estava a falar sobre um assunto que, embora eu não conheça, o leitor pode comprovar no seu site.
Como são livros de Contos de Natal (um dos livros), gostaria que me enviasse uma resposta logo que lhe fosse possível.
Os meus sinceros agradecimentos.
Desejo-lhe uma ótima semana.
Outro leitor para ebooks excelente é o Kindle para pc. Tem um designer bem mais agradável que o próprio Calibre, além de ótimas funções. Recomendo.
Muito bom. uso tambem o leitor do facebook.
Pingback: Vai Ler eBooks? Não Comece Comprando o Aparelho | Revolução E-book