O mínimo que podemos dizer do eReader iriver story é que ele surpreendeu. Esperávamos receber uma cópia do Kindle 2, mas descobrimos que ele é um aparelho muito mais bonito que a segunda geração do leitor da Amazon.
Olhando de perto vemos um aparelho mais caprichado, com teclado QWERTY físico espaçoso e teclas quadradas e bonitas. Os botões para virar a página parecem fora do lugar, mas logo entendemos que eles servem para quem lê o livro com as duas mãos ao mesmo tempo.
Seu acabamento é em plástico branco fosco, e além do teclado e dos botões ele também possui, na parte de baixo, uma entrada padrão para fones, um microfone, saída miniUSB e a entrada para cartões SD, esses dois últimos cobertos por uma tampinha. Ele também é pesadinho, 289 gramas, mas tem um bom processador de 533MHz e roda em Linux.
Por dentro a beleza também não foi esquecida. É simplesmente uma das mais belas interfaces que já vimos em um leitor eletrônico. O bom design visual acaba prejudicando a usabilidade, as fontes escolhidas ficaram muito pequenas e dificultam a leitura.
O menu é bem desenhado e projetado, quem consegue enxergá-lo passeia tranquilo pelas categorias e funções, tudo em português. As categorias são automaticamente marcadas em livros, quadrinhos, documentos pessoais, marcadores e cartão SD, bem prático.
Nossos cronômetros cravaram 2,5 segundos para a transição tanto de ePubs como PDFs. Isso não é tão devagar a ponto de você perder as estribeiras. Fotos de câmeras digitais em resolução muito alta ele poderá não ler, já que sua tela tem apenas 8 tons de cinza e resolução de 800 X 600 pixels.
O story possui botões dedicados a mídia no teclado físico. Ele reproduz áudio para o fone com plugue padrão e também externamente, com caixinhas que dão pro gasto. E falando em áudio ele vem com microfone que permite gravar notas em MP3 que podem ser posteriormente transferidas para o PC. Entre outras funções incomuns estão uma agenda e também uma área exclusiva para escrever memorandos, que podem ser salvos no formato TXT.
Ele possui uma memória interna de 2GB, suficiente para 1500 livros, e vem com 221 já na memória, todos em Inglês. Mas se você quer mais espaço para músicas e audiobooks é possivel colocar um cartão SD de até 32GB. E ainda se quiser já sair lendo livros, o story vem com 200 livros gratuitos em sua memória, a maior parte em Inglês.
Para leitura ele é agradável. O contraste da tela de E-Ink não é muito forte, mas outras funções suas o tornam prático. Sua bateria, por exemplo, é a que mais dura entre os leitores disponíveis no Brasil. Dá pra usar intensamente por mais de uma semana sem se preocupar com tomada. Ele tem também no teclado um exclusivo botão pra girar a tela.
É também na hora da leitura que está sua maior vantagem. Ele aceita uma grande variedade de formatos, como PDF (com e sem DRM), ePub (com e sem DRM), DOC, XLS, PPT, CBZ, TXT, MP3. É isso mesmo, dá pra visualizar nativamente arquivos da suíte Office, mesmo que com certa dificuldade e vagarosidade. BMP, GIF e JPG também são aceitos.
No PDF ele não faz feio. Os arquivos que possuem texto reconhecível ficam com leitura melhor quando ativamos o recurso Refluxo, que tira as frescuras como fundos e bordas, deixando apenas o texto, que também pode ser aumentado. Entretanto, o zoom é extremamente lerdo.
A falta de Wi-Fi pode ser uma desvantagem para quem procura um leitor conectado. Entretanto, para quem quer um leitor eletrônico apenas para leitura, isso não deve ser um problema. Uma outra desvantagen do iriver story é seu preço médio de mercado, sempre muito acima dos concorrentes disponíveis no Brasil.
Confira a vídeo-resenha:
httpv://www.youtube.com/watch?v=6S1nteWZ6r0
iriver story
Preço: R$800
Site: livrariasaraiva.com.br