Quando falamos em Domínio Público, quase sempre nos vem à mente manuscritos mal escaneados, obras antigas e chatas, com um tipo de linguagem que nem entendemos mais. Porém, o mundo dos livros para livre uso é muito mais grandioso e belo do que imaginamos.
O problema é que ninguém liga para eles, então não sabemos como encontrar o que é realmente bom no meio de tantos documentos com nomes estranhos. Na maior parte das vezes não há descrição, imagem de capa ou qualquer outra informação sobre eles.
E é essa lacuna que o site Public Domain Review quer preencher. Ele funciona como um site de resenhas de livros que possuem direitos livres, garimpando preciosidades pela internet. Os livros encontrados vêm de diversos lugares como o Internet Archive, bibliotecas de universidades e até mesmo o conhecido Projeto Gutemberg.
Além de garimpar, há também extensos textos que localizam o leitor na história por trás da obra, fala sobre o autor e o tempo em que viveu. Simplesmente fantástico. Veja a descrição deles:
O comentário Domínio Público aspira se tornar um gateway abundante em plenitude este enorme que é o domínio público. Pretendemos ajudar os nossos leitores explorar este rico terreno à tona obras inusitadas e obscura, e oferecendo novas reflexões e ângulos estranhos no material que é mais bem conhecida.
Bem como proporcionar um lar para uma gama diversa de trabalhos interessantes e curiosidades, esperamos também incentivar os leitores a continuar a utilizar os diversos arquivos online em que estas obras estão originalmente armazenadas. Para este fim, montamos também um “Guia para encontrar Obras Interessantes em Domínio Público Online“.
A cada semana nós colocamos no ar um artigo que explora materiais em domínio público. Entre os colaboradores estão estudiosos, escritores, críticos, artistas, arquivistas, cientistas e bibliotecários. Estamos aceitando submissões.
Eles aceitam doações para continuarem o trabalho sem fins lucrativos.
Com informações do TeleRead.
Pingback: Site Faz Review de Livros em Domínio Público | BIBLIOTECA DA FEAAC