Alguns meses atrás, surgiram rumores sobre um possível serviço de eBooks da Nintendo, que possibilitaria a leitura nos consoles Wii U e 3DS. Agora, é a Sony que parece estar trabalhando num projeto semelhante. Segundo o MCV, a empresa vai aproveitar a mais importante feira anual de jogos eletrônicos, a Electronic Entertainment Expo, ou E3, para revelar seus planos em relação aos eBooks. O novo projeto, batizado de “Storyteller”, permitiria a leitura de documentos e livros interativos no Playstation 3 e, possivelmente, no portátil PS Vita.
As investidas da Sony no mercado de eBooks até o momento não têm sido tão bem sucedidas: apesar de ter sido um dos primeiros e-readers a surgir no mercado, o Sony Reader não conseguiu conquistar muitos adeptos, e hoje tem uma parcela de mercado muito menor do que a de seus principais concorrentes, Amazon e Barnes & Noble. Não é a primeira vez que a empresa experimenta algo novo envolvendo leitura e games: no final de 2009, foi lançada uma biblioteca de quadrinhos digitais para o console portátil PSP. Um ano e meio depois, veio o anúncio de que o serviço, que já contava com cerca de 4000 títulos, não seria mais atualizado – ao que tudo indica, por falta de interesse dos usuários. O comunicado oficial dizia que, apesar de tudo, a equipe continuaria trabalhando para oferecer quadrinhos digitais destinados a outros aparelhos. Aparentemente, os aparelhos em questão são o PS3 e o Vita – com a diferença de que o novo projeto será focado mais nos livros infantis do que nos quadrinhos.
Para mim, a grande questão aqui é: as pessoas realmente querem usar suas TVs e videogames para leitura? Daí o foco em conteúdos interativos, que podem ser bem explorados usando as duas telas de toque do PS Vita, por exemplo. Mas até que ponto podemos dizer que este conteúdo é um livro e não um game? É a questão que já temos com os apps; e, assim como também já acontece com os apps, o mercado – se realmente vier a existir – tende a ser mais explorado por empresas de tecnologia do que por editoras. Contam-se nos dedos as casas editoriais que lançaram aplicativos bons e bem sucedidos: grande parte delas se aventurou neste setor mais como posicionamento de marketing do que como um real e sustentável modelo de negócios. Será que alguma editora investiria num possível mercado de livros para consoles? Bem, de qualquer forma, teremos que esperar até as 22h da próxima segunda, quando a Sony fará sua apresentação na E3, para confirmar (ou não) os detalhes do projeto.