Pequenas editoras estão se beneficiando das mudanças na indústria

Spritz: um acelerador de leituras


A empresa americana Spritz desenvolveu uma nova maneira de leitura que pretende mudar os hábitos dos leitores que optam pelo modo virtual ou digital. Com ele, um livro de 300 páginas, por exemplo, poderá ser lido em pouco mais de uma hora.

Segundo a startup, o aplicativo pretende mostrar cada palavra individualmente, destacando o chamado “ponto de reconhecimento óptico”. Não é uma técnica nova, visto que há uma década os pesquisadores já idealizam um formato de leitura que mostre apenas uma palavra por vez.

No modo padrão de leitura, movemos os olhos acompanhando as palavras pelas linhas. Com este aplicativo, é possível que mantenhamos a visão “parada”, e feito isso, o Ponto de Reconhecimento Óptico é definido, seguindo o processo de maneira mecânica. Assim, as palavras são mostradas uma a uma, sem que o leitor precise movimentar os olhos.

Para Keith Rayner, pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), a leitura dinâmica prejudica, e muito, a compreensão daquilo que está sendo lido, fazendo com que o cérebro concentre suas atividades somente em uma rápida leitura, e não no entendimento das informações que está recebendo. Já para os desenvolvedores do Spritz, o sistema permite que os olhos descansem em um único ponto, o que favoreceria a habilidade de ler mais rápido (o que não exclui o ponto relatado por Rayner, a respeito dos prejuízos na compreensão do texto).

Ao que tudo indica, a tecnologia será destinada aos dispositivos da Samsung, mas caso algum desenvolvedor tiver interesse no serviço, é possível entrar em contato com a equipe da Spritz no site oficial do aplicativo. Se bem executada, será uma revolução na leitura virtual.

Fonte: Bondenews

 

Chat via Whats (51) 98628-2293