Tantos sábios, tantos especialistas, e a melhor definição vem de um humorista inglês. Stephen Fry é conhecido mundialmente como ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico nascido na Inglaterra. E é dele a brilhante frase sobre eBooks:
“Livros não são mais ameaçados pelo Kindle do que escadas são por elevadores”
Escadas ainda existem aos montes, no mundo inteiro, independente da popularidade do elevador. Há os que preferem a comodidade de um elevador, e outros preferem utilizar a escada, seja por segurança ou para ficar em dia com a saúde.
No caso de um incêndio, as escadas devem ser utilizadas, mas no caso de um cadeirante, o elevador é uma solução para um problema.
Cada um tem seu uso, e um não morreu porque o outro nasceu. Será a mesma coisa com os eBooks. Os livros impressos não precisam morrer para que o livro digital se estabeleça no mercado. Eles podem coexistir, cada um para seu público.
As contas feitas à mão não sumiram com a invenção da calculadora. Panelas de ferro não foram totalmente aposentadas com a chegada das panelas de aço inox ou teflon. E o papel higiênico, bem… esse ainda não tem substituto tecnológico.
Assim, não precisa haver uma guerra entre os que amam os livros impressos e os que preferem os eBooks. Cada um que compre o que desejar, ou compre os dois, ou não compre nada! Se você ainda curte livros impressos, compre-os e ajude a indústria editorial – não vale ficar baixando PDF escaneado pirata da internet.
E se você já está na onda dos eBooks, prestigie autores independentes, editoras nacionais que já estão nesse mercado, até mesmo as menores. Mas parem de brigar.
Também falavam isso Do Vinil X CD.
Imagina, nunca o vinil vai acabar. Frase dita em 1982.
Realmente, e o mesmo aconteceu com a fita cassete e agora daqui um tempo os cds provavelmente serão extintos. Mas há coisas que permanecem, principalmente quando a inovação não substitui por completo o que é antigo. No caso dos livros, ainda é muito mais barato e fácil dar pra um necessitado um livro do que um kindle + um ebook, mas com a propagação das telas flexíveis, ficando barato, não sei se o livro físico vai sobreviver.
Uma pergunta que me fiz outro dia: em caso de explosão de uma bomba de pulso eletromagnético (PEM), num mundo sem livros físicos, ficaríamos todos num apagão cultural? Complicado, 🙂
Uma bomba PEM que atinja o mundo todo, bem complicado de existir. Se isso acontecer, será um ataque ALIEN e ai meu amigo, você vai querer livro em papel sim, mas pra queimar e se aquecer nas noites frias enquanto o mundo é dominado! rss