Uma pesquisa da Harris Interactive mostrou que 28% dos americanos possuem um leitor digital – Kindle, nooks e iPads, por exemplo. Esse número é praticamente o dobro do revelado em 2011, 15%, e mais do que o triplo dos 8% de 2010. Essa pesquisa foi realizada online dentro dos Estados Unidos entre 06 e 13 de fevereiro de 2012, com 2.056 adultos (maiores de 18 anos).
Não há uma grande divisão por idade quando se trata de uso de leitores digitais. Entre os Echo Boomers (idades de 18 a 35 anos) e a Geração X (idades de 36 a 47 anos), 30% usam atualmente um leitor digital e esse número cai ligeiramente para 28% entre os mais velhor (67 anos e mais velhos) e 24% dos Baby Boomers (idades de 48 a 66 anos).
Olhando para o futuro, 13% dos americanos dizem que estão propensos a comprar um leitor digital nos próximos seis meses, enquanto 77% não o farão e 10% não sabem dizer. Em julho de 2011, 15% dos americanos disseram que comprariam um leitor digital nos próximos seis meses.
Há também informações de compra de eBooks, que podem ser vistas nas tabelas abaixo:
Embora de forma alguma reflitam a realidade brasileira, são bons números. Significam que o mercado está se estabilizando no país pioneiro, e que é viável. Mais uns dois anos e é provável que tenhamos algo similar por aqui. E, lógico, editoras hoje precisam pensar global. Se o mercado nos Estados Unidos está indo bem, pensem em oferecer seus catálogos digitais em inglês nesse país.
Com informações do Digital Books World e TeleRead.