Quando o LA Times Festival of Books revelou seu novo site, muitas editoras e autores ficaram revoltados com o fato de o evento ligar diretamente ao site da Amazon as obras de cada autor – lucrando com as vendas oriundas disto. A Amazon não é um expositor do evento, nem patrocinador, e isso revoltou a ala “cultural” do evento.
Agindo por conta própria, a San Diego’s Warwick’s (livraria local) enviou uma carta diretamente para os organizadores do festival, que basicamente dizia:
“Por que um festival literário que valoriza o livro ‘físico’ permitiu que uma varejista virtual sem nenhuma história no evento desviasse e diminuísse o potencial da venda de livros? O festival em sua essência é um empreendimento enorme para lojas independentes e com um simples clique do mouse, o botão “comprar” deu a Amazon uma injusta e sem precedentes vantagem”.
Segundo Nate Hoffelder, blogueiro do The Digital Reader, o erro dos organizadores do evento está em não ter dado a opção aos leitores de encontrarem sua livraria local preferida, praticamente impondo que as compras sejam realizadas através do site da Amazon. “O objetivo do festival deve ser o de ligar leitores com autores , e não conectar os leitores com os varejistas” diz Nate.
Para ler mais sobre a revolta gerada com a vinculação da Amazon ao evento, acesse o The Digital Reader.