Chega à internet mais uma loja de eBooks. E daí? Daí que a OnlyIndie traz um novo jeito de vender livros digitais, focada em autores independentes.
O objetivo é precificar o eBook – ah, o grande problema dos preços – de acordo com sua popularidade. Funciona assim: o autor cadastra seu livro digital no site, e inicialmente ele é lançado custando US$0. Os primeiros 15 downloads são gratuitos.
A partir da 16ª compra, o valor vai subindo um centavo, até atingir o máximo de US$7,98. Caso a popularidade do eBook caia e os downloads diminuam, pouco a pouco o preço do título volta a cair, baseado em algoritmos que levam o valor a US$0 novamente após 100 dias.
Os royalties funcionam de forma semelhante. Enquanto o eBook custar menos do que US$1,99, o autor fica com 50% dos ganhos. Quando o eBook valer mais do que isso, o autor passar a ganhar 75% do total do preço.
O site, que se auto-intitula a “primeira eBookstore que possui preços dinâmicos”, está no ar há dois meses e vendeu 1000 exemplares, com 30 eBooks no catálogo. Não é muito, mas eles esperam crescer aos poucos, mas regulamente.
Outro diferencial é a forma de abordagem do OnlyIndie. Os autores são consultados pessoalmente sobre as vendas no site, e cada livro digital é conferido individualmente, por uma pessoa, sem automatização. O autor também pode conferir suas vendas em relatórios bisemanais.
Por enquanto, muitos preços ainda estão abaixo dos valores oferecidos na Amazon, e cada um que se interessar pela compra de um exemplar que custe mais do que US$0, precisará comprar um crédito de US$3 via PayPal.
Um modelo de negócios diferente, e que realmente pode ajudar o autor independente. Seus ganhos crescem conforme sua popularidade, e estimula a compra gratuita por parte de leitores curiosos. Acho que um modelo assim funcionaria super bem no Brasil.
Com informações do Digital Book World.