Vários tablets e eReaders lado-a-lado

Vai Ler eBooks? Não Comece Comprando o Aparelho

Eduardo Melo (Simplíssimo) Dicas, Ebooks, Tira-dúvidas 9 Comments

Tradução livre do texto originalmente publicado no blog Ebook Friendly.

Vários tablets e eReaders lado-a-lado

Mais e mais pessoas estão comprando eReaders, os leitores de ebooks, por conta dos preços acessíveis. Mas se você está realmente interessado em ler ebooks, comece lendo sobre ebooks. Uma coisa muito importante que você precisa saber, é que nem todos os ebooks funcionam em todos os aparelhos – ao menos, não facilmente.

Se você compra um Kindle, tenha em mente que não será possível comprar ebooks da Kobo e do Google, e passá-los para ler no seu Kindle, sem precisar buscar no Google como “remover DRM” de ebooks (veja o que é DRM). Antes de comparar especificações técnicas dos aparelhos, é bom gastar algum tempo aprendendo sobre os ebooks que você pretende ler. Você não irá comprar um ereader – irá comprar uma experiência de leitura, que pode variar conforme a empresa que você escolher. A princípio, você pode ler ebooks no computador, em smartphones, tablets (LINK)…

1. Teste as lojas, faça um download e uma compra

Há muitos locais e lojas na Internet onde você pode comprar ebooks. Pesquise qual loja atende melhor o seu gosto, suas necessidades. O mais importante: qual loja tem os livros que interessam você. Praticamente todas as lojas dispõe de seções de livros grátis, que você pode baixar e testar.

2. Teste os aplicativos

Muitas lojas de ebooks possuem aplicativos próprios, que você pode instalar em computadores, smartphones e tablets. Como é ler um ebook hoje? Ebooks não são arquivos de word mal preparados, que você tentava ler em um escritório alguns anos atrás. Atualmente, os ebooks permitem um monte de opções de personalização: fontes, fundo, entre outras. Você também pode adicionar marcadores, notas e até mesmo citar passagens de texto em mídias sociais.

Se você possui um smartphone ou tablet, use a loja de aplicativos do seu aparelho para encontrar um aplicativo de eReading. Rapidamente você encontrará opções e já será um bom começo. Só tenha em mente que, eventualmente, você poderá querer ou precisar de um dispositivo maior que um telefone.

Para ler no computador, você pode usar o Adobe Digital Editions, que funciona no Windows e Mac. Veja mais opções aqui.

3. Compare preços

Se preço é algo importante para você, e espera que os ebooks sejam baratos, confira e compare preços. No Brasil, as editoras cobram pelos ebooks cerca de 60% a 85% do preço de um impresso. Com o início da concorrência internacional de Apple, Amazon, Google, Kobo, etc, promoções deixaram de ser um artigo raro e acontecem com mais frequência.

4. Identifique as suas preferências

No fim das contas, pode ser que um ereader (ou tablet) não seja o aparelho ideal para você. Talvez um smartphone já seja suficiente – digamos que você leia muito em lugares apertados, como ônibus e metrô. Enfim, não deixe a sua decisão nas mãos de quem avalia os aparelhos – pergunte para você mesmo o que seria melhor e mais prático usar, para ler ebooks.

Originalmente publicado em 02/01/2013

SimplíssimoVai Ler eBooks? Não Comece Comprando o Aparelho

Comments 9

  1. Prezados, testei o programa do Google para ler ebooks e, ao contrário do programa da Kobo ou mesmo o Aldiko, não há opção para carregar os ebooks que eu já tenho. Ele aceita ebooks grátis, mas os que eles disponibilizam apenas, ao que parece. Outro problema irritante é que o programa insiste em fazer o download aleatório de 3 ebooks quaisquer, se sua biblioteca estiver vazia. Parece que o leitor do Google, assim como da Apple, é um “ecossistema” fechado.

  2. Hoje o preço dos eReaders está muito acessível. São comercializados diversos tipos no Brasil, alguns deles utilizam tecnologias que posibilitam a leitura de eBooks adquiridos em lojas diferentes, ou seja, o que vale mesmo é você definir onde quer comprar seus eBooks. Se você é apaixonado por alguma Livraria, verifique qual o leitor digital compatível com esta.Outra possibilidade é baixar o App do seu leitor e continuar lendo o seu eBook em outro dispositivo como seu telefone ou tablet. Informe-se!!!

    1. Não tem a menor necessidade de comprar o leitor de e-books com base na compatibilidade. É só baixar o calibre e pesquisar no google pela ferramenta que remove a praga do DRM, permitindo ao leitor – ora vejam só – ler o livro onde ele quiser.

      Não recomendo comprar da google, pois eles estão cobrando em dólar sem falar para o consumidor, o que gera IOF, numa atitude pior que da Apple, que ao menos coloca o valor em dólares (antes só um cifrão).

  3. Eu discordo no que diz não comprar um aparelho, eu lia e-books no netbook uma coisa ruim e desconfortável, quando em 2010 ouvi falar do cool-er é comprei minha atitude com o e-book mudou, e olha que em comparação com os novos e-readers o cool-er não é tão bom quanto os ereaders de agora mas foi muito bom naquela epoca, prático, sem luminosidade e assim não incomodava a vista como os tablets e pcs. Eu acho que quando a pessoa gosta de ler realmente o mais indicado é o e-reader mesmo diante de tantos que são contra este maravilhoso aparelhinho, no fundo quem lê pouco ou não gosta de ler não irá gostar do e-reader, mas quem lê muitos livros não irá se arrepender de comprar um.

  4. Ao contrário da opinião popular, eu pessoalmente acredito que os ebooks tenham um valor agregado maior do que o livro impresso. Se pensarmos bem, o que está se adquirindo quando se compra um livro é a informação que ele carrega. No mercado em que eu atuo (financeiro) aqui nos EUA, tem muita gente vendendo ebooks por mais de 100 dólares, pois estão vendendo uma informação única que ninguém mais tem. As pessoas pensam que o que encarece o livro impresso é o valor da impressão e que o livro digital não tem “nenhum” custo, por isso deveria ser barato. A impressão em si do livro fica na realidade na casa dos centavos (contando com o papel, encadernação e tudo o mais). É claro que livros impressos tem o adicional de custos de distribuição e estocagem, mas a realidade é que empresas de livros digitais também incorrem em diversos custos para disponilizar o livro digital para que o usuário possa fazer download e nisso ninguém pensa!

    Eu sou uma que nunca mais vou comprar um livro de papel depois de ter me habituado com o formato digital, que como eu disse, pra mim são muito mais valiosos do que os livros impressos. o

    Posso carregar a minha biblioteca inteira comigo, sempre, pelo mundo todo e ler qualquer livro a qualquer hora. Isso pra mim agrega um valor enorme ao formato digital. Além disso, os livros digitais não envelhecem, não podem ser danificados, não acumulam mofo e não precisam ser protegidos do tempo (e das crianças!).

    Conheço muita gente que prefere livros impressos por motivos “bobos” como gostarem do cheiro de livro ou gostarem de pegar na mão, folhear na livraria, etc. São essas pessoas que tratam livro como se fosse objeto de decoração, gostam da esperiência de compra só, mas uma vez em casa, o livro vai parar no fundo de uma prateleira e nunca é lido!

    1. Gostar do cheiro do livro e de pegar nele não são motivos bobos, como você disse , a graça de ler um livro está na experiência que ele te proporciona, cheirar e tocar nele faz parte da experiência da leitura tbm.

  5. Ao comprar um E-reader tenha sempre em vista a livraria que está disponibilizando os seus e-books e qual o E-reader a mesma trabalha (aparelho). Algumas livrarias vendem parceladas em até 09 X sem acréscimos com quaisquer Cartão (Saraiva e trabalha com o E-reader Lev). Outras parcelam somente até 03 X como a Livraria Cultura (E-reader Kobo). Tem o E-reader da Kindle o qual somente vende os E-books à vista e no Cartão). Cada livraria dessa já possue o seu aplicativo próprio para o seu E-reader (aparelho de leitura) e você não vai ter que andar em busca de conversões que vai exigir familiaridade nessa operação a fim de não distorcer o enquadramento do texto no aparelho. Portanto tenha em vista a Livraria que você vai realmente optar pela compra do livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *