A Amazon foi uma das primeiras a explorar o nicho de short stories com sabedoria, investindo em marketing e dando destaque às publicações. Os frutos vieram, e uma reportagem exclusiva do site PaidContent mostra que já são dois milhões de vendas de eBooks apenas nessa categoria, desde o lançamento do programa, no final de 2010.
A Amazon permitiu ao site divulgar alguns números de suas vendas nos Kindle Singles (embora vocês notem que a tabela fornecida é muito engraçada). São atualmente 165 títulos disponíveis no programa, e a loja coloca mais três a cada semana. Apesar de haver uma mistura entre Singles de grandes editoras e também de autores independentes, não é qualquer um que pode entrar no programa. David Blum é o editor, e ele não só seleciona os trabalhos – chegam aproximadamente 50 por semana – como também sugere e convida autores.
O preço dos Kindle Singles possui poucas variações, com um teto de US$2,99. Um ou outro são gratuitos ou precificados abaixo disso. Veja a tabela abaixo:
Além de grandes editoras como Random House e Hachette, editoras que trabalham exclusivamente com short stories também estão no catálogo, a The Atavist e a Byliner. Os autores independentes publicam exclusivamente com a Amazon, e são mais da metade do catálogo.
Na lista abaixo, os 10 livros mais vendidos, que contam com grandes autores como Lee Child, Stephen King, David Baldacci, Dean Koontz, Karin Slaughter, Jodi Picoult e Jon Krakauer, mas também com os independentes. O mais interessante – e divertido – nessa tabela é a “precisão imprecisa” do número de vendas de cada título:
A Amazon também autorizou alguns autores a falarem a respeito do serviço e informar quanto ganham com o programa. O site dá ao autor 70% dos ganhos líquidos. Mishka Shubaly, por exemplo, publicou três Kindle Singles a partir de março de 2011. Vendeu pouco mais de 93 mil cópias dos três eBooks, que custam US$1,99 cada, e recebeu aproximadamente US$129 mil por isso.