As editoras costumam vender seus eBooks junto a grandes livrarias para ter menos trabalho e aparecer mais. Não precisam montar estrutura de compra e pagamento, não precisam pagar o caríssimo sistema de DRM da Adobe e não precisam colocar mais uma equipe cuidando de mais uma parte do workflow.
Entretanto, pode ser uma boa ideia vender eBooks em seu site, como afirma Joe Wilkert da O’Reilly (sempre ela). A O’Reilly vende seus livros no formato Mobi na Amazon, mas também possuem seu próprio e próspero site de vendas, onde oferecem cada obra no formato ePub, Mobi, PDF e até mesmo em Daisy (para deficientes visuais).
Wilkert comenta que quando editoras vendem seus eBooks em livrarias, estas compartilham alguns dados com as editoras, mas quando editoras vendem seus títulos em seu próprio site, conseguem um conteúdo muito mais rico e específico.
A O’Reilly já tinha algumas informações de seus clientes no ato da compra, mas decidiram levar um questionário por um mês para saber mais sobre seus compradores. As perguntas eram:
Essas perguntas, cujas respostas jamais poderiam ter sido obtidas com livrarias, trouxeram resultados interessantes. Por exemplo, metade dos leitores ainda prefere o formato PDF, embora os formatos Mobi e ePub estejam crescendo. E 46% afirmaram que o desktop ainda é o dispositivo mais utilizado para leitura.
Wilkert salienta que o público da O’Reilly é único, e que esses resultados podem não se refletir para outros casos, como ficção (a O’Reilly é uma editora essencialmente técnica). E justamente por possuir um público único é que a ideia de obter seus próprios dados com vendas no site da editora é muito interessante!
Com informações da O’Reilly.