O vídeo abaixo, com pouco mais de 6 minutos, é um pequeno trecho das perguntas e respostas feitas após a mesa “As mudanças estruturais do mercado e o eBook nas livrarias”, durante a programação da 22a Convenção da Associação Nacional de Livrarias, que aconteceu dias 07 e 08 de agosto/2012, em SP.
A primeira parte é o relato de um livreiro e todos os problemas que teve para vender eBooks, que no final o levaram a desistir do empreendimento. A parte final, é o comentário de Augusto Kater, vice-presidente da Associação Nacional de Livrarias, comentando sobre o custo caro para as livrarias venderem eBooks no Brasil.
O vídeo sintetiza o que foi a tônica da mesa: possivelmente o maior obstáculo, no caminho das pequenas livrarias brasileiras, é o despreparo e as dificuldades para trabalhar com e-commerce. O problema assombra tanto, ou até mais, do que a dificuldade na obtenção de um acervo ou os custos para vender eBooks. As pequenas livrarias brasileiras, assim como as outras ao redor do mundo, vão sendo empurradas para uma luta desigual, na qual devem competir por clientes de livros digitais com empresas de tecnologia e grandes varejistas online – empresas muito mais preparadas e capacitadas para o ambiente de vendas online.