Image

Waterstones Cobra Preço Altíssimo em Seus eBooks


Pensamos que essas coisas só acontecem por aqui, onde um livro impresso, com frete, sai mais barato do que o livro digital. Mas não é, temos um caso similar no Reino Unido.

A Waterstones, tradicional cadeia de livrarias inglesa que está tentando se fixar no mercado digital, incorre no erro mais simples de todos. Bem, não tão simples, já que precificação de livros digitais ainda é um mistério tão grande quanto o do ovo e da galinha. Mas Rachel Willmer do FutureBook registrou sua indignação ao encontrar um eBook à venda por £15 na Waterstones.

Para nós já seria um preço bem alto – por volta de R$40 –, mas fica bem pior quando Willmer compara o valor do mesmo título – The Affair, de Lee Child – com outras lojas disponíveis, como Apple, Google e Kobo (£8,49) ou Amazon (£6,79). A versão capa dura, vendida na própria Waterstones, sai por £9,49, pouco mais que a metade.

O mesmo acontece com o título Red: My Autobiography, de Gary Neville. Enquanto o valor dele é de £15,86 na Waterstones, é vendido por £4,99 na Amazon, Apple, Google e Kobo.

O que aconteceu? Que tipo de estratégia a Waterstones está tentando utilizar ao vender um livro digital a esse preço. A Europa está em crise, e se não pagar £9,49 em um livro impresso, também não irá pagar £15 em um arquivo eletrônico. A precificação ainda é um mistério, mas tenho quase certeza de que uma loja não se sairá bem vendendo um eBook três vezes mais caro do que em outras lojas maiores.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293