10 Dicas Úteis para o Sucesso com eBooks

Eduardo Melo (Simplíssimo) Autores, Ebooks 4 Comments

Estas dicas são destinadas principalmente a autores. Mas se você é editor ou melhor ainda, dono de editora, preste atenção… praticamente todas as dicas também se aplicam a você, com ligeiras modificações.
  1. Parar de reclamar das editoras
    As editoras nunca prestaram atenção em você? Seu talento nunca foi reconhecido? Para de gastar energia falando mal das editoras e construa seu próprio caminho, sem elas.
  2. Ter talento
    Parece óbvio, mas é  incrível o volume de livros mal-escritos, mal-planejados, mal-desenhados, cheios de erros. Portanto, na dúvida, peça para uma pessoa meticulosa ler seu livro, ou pague um editor freelance. Qualquer pessoa que publique por conta própria, sem mostrar seu trabalho a alguém, provavelmente vai se dar mal.
  3. Ter várias habilidades
    Um autor que só sabe escrever? Esse tempo já era. Qualquer candidato a autor de ebooks precisa ter dominar outras áreas, como design, marketing e mídias sociais. Não domina? Então vá aprender a dominar, estude, pesquise, se mexa. Tudo o que uma editora saberia fazer pelo seu livro, de cabo a rabo, você mesmo precisa saber. Isso é o mínimo. E você pode (e precisa) saber mais.
  4. Ter mais de um ebook já escrito
    Os grandes best-sellers de ebooks, Amanda Hocking, Stephen Leather, John Locke e outros, tinha vários títulos prontos ao mesmo tempo. Mais ebooks igual a mais chances de venda. Tenha paciência, faça um planejamento e lance pelo menos 3 livros ao mesmo tempo – planeje bem a sequeência de títulos e tome o tempo necessário para escrever.
  5. Escolher o gênero certo
    Seu objetivo é ganhar dinheiro? Então os melhores gêneros são thrillers, mistério e romance.  De preferência, com heróis e protagonistas que possam ser acompanhados em vários livros.
  6. Escrever livros menores, com mais frequência
    Todos os leitores reclamam que ebooks precisam ser baratos. Nenhum reclama que precisam ser longos. Não é razoável escrever um ebook com 200.000 palavras se ninguém quer pagar mais de R$ 10 por um ebook. A média é de 80.000 palavras, mas ebooks permitem formatos menores, do tamanho de um ensaio longo (a Amazon até criou uma categoria para livros assim, chamada “Kindle Singles”)
  7. Se preocupar com qualidade, não com o preço
    Não adianta vender barato (ou mesmo oferecer de graça), se o seu livro for ruim. Ninguém irá querer ou divulgar seu livro. Além disso, em testes e pesquisas, as pessoas relacionam má-qualidade com preços muito baixos. Portanto… ao invés de se preocupar com preço, preocupe-se primeiro em fazer um trabalho bem feito.
  8. Ter sua própria base de usuários/consumidores
    Algo essencial para quem vai publicar seu livro por conta própria. Você precisa, vamos frisar, PRECISA manter contato direto com leitores e fãs – eles são os seus clientes. Nesse sentido, é essencial ter uma presença junto a eles. Blog, Facebook e Twitter não serve só para divulgar link de venda do seu livro, serve principalmente para construir um relacionamento e uma comunicação constante com os leitores-clientes.
  9. Criar sua própria plataforma de vendas (seu próprio site)
    Pode ser difícil e, no começo, estar fora do seu alcance. Mas considere isso no seu horizonte: as livrarias, especialmente as grandes livrarias brasileiras, cobram uma fatia enorme das vendas, de até 50% das vendas. As livrarias estrangeiras cobram um pouco menos, geralmente 30%. Se você vender diretamente seus livros, poderá ter um ganho maior, com a vantagem de ficar com a maior parte da receita para você.
  10. Não ter vida social
    Você quer realmente ter sucesso com ebooks e como autor? Então comece a investir o máximo do seu tempo em planejar, escrever e divulgar a sua obra…

Adaptação, com ligeiras mudanças, do texto originalmente escrito por Ben Arogundade para Huffington Post.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

Simplíssimo10 Dicas Úteis para o Sucesso com eBooks

Comments 4

  1. Um senhor estímulo aos escritores iniciantes deslumbrados;) Muitos continuarão a insistir – o que é necessário para se gerar/apurar "vencedores", "talentos insuspeitos" etc. – mas é óbvio que a qualidade do *produto final* na maioria dos casos há de ser de sofrível a regular… Ou não?!

  2. kkkkkkk Deixar de lado os Amigos, não ter vida social, kkkkkk ri muito. Mas pensando bem, isso é verdade, não só isso, mas tudo que vc escreveu.

  3. é realmente dificil a industria de ebooks, voce tem que conquistar outros escritores e eles estao sempre fingindo que leem seu ebook para que voce leia o deles, as pessoas nao dao muito valor a ebooks, há tantos no site que temos que ser realmente bons pra conquistar alguém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *