No mercado dos eBooks, juntamente com as editoras, existe uma parcela de “publicadores” que tem ganhado cada vez mais expressão: a dos autores autopublicados. Mesmo que ainda estejam em minoria, os autores indie (como são chamados os autores independentes) estão na crista da onda no mercado de livros, que pende cada vez mais para o digital.
Após fazer uma análise de tendências e estatísticas do mercado de livros, Mark Coker, fundador da Smashwords, explica através de 10 tópicos as razões pela qual ele acredita que os autores independentes serão, em 2020, 50% do mercado de eBooks. Confira:
A transição para as telas será impulsionada pelas ofertas, mobilidade e prazer de realizar a leitura oferecida pelos eBooks, tornando a versão impressa menos usual.
Com a mobilidade e comodidade oferecidas pelos eBooks, a necessidade de ir até uma livraria diminuirá.
Fato que estimulará os autores a explorarem ainda mais o campo das publicações independentes, algo que pode tornar a parcela ainda maior que 50%.
Nos últimos 6 anos, a qualidade dos livros publicados por autores independentes aumentou consideravelmente, fazendo com que a sua compra torne-se vantajosa quando aliada ao seu baixo custo.
Com a democratização do processo de publicação, haverá um aumento no número de títulos publicados até mesmo por autores de menor expressão.
Os autores independentes estão “encabeçando” a próxima geração das publicações, agindo de maneira coletiva e cooperativa.
A publicação independente não é mais tida como de baixa qualidade como era há alguns anos atrás. Hoje, um autor sabe que, mesmo sem os recursos oferecidos por uma editora, pode alcançar um alto nível de profissionalismo com suas publicações.
Muitas vezes, não há o devido entendimento entre as editoras e os seus autores. Com a possibilidade de realizar uma publicação independente, o autor tem total controle sobre o seu futuro editorial e inovações que achar cabíveis.
Os leitores em geral não se importam com a marca da editora do livro em que estão buscando. Para eles, há uma preocupação maior com o nome do autor, e a imagem que ele passa ao seu público. Os autores indie estão aperfeiçoando cada vez mais o processo de criar sua própria marca.
Com o crescimento do processo de independência das publicações, o número de escritores que recorrerá às editoras para lançarem seus livros diminuirá.
Para ler o texto original, com a análise completa de Mark Coker, acesse o blog do Smashwords.