Uma interessante notícia acadêmica chamou minha atenção. A Oxford University Press anunciou no domingo que irá lançar uma nova plataforma de publicação online. A University Press Scholarship Online (UPSO) irá oferecer uma base única para a publicação de livros e trabalhos de todas as universidades interessadas na parceria.
O serviço será lançado com 7 mil títulos de 5 editoras, e mais serão adicionadas até março. Uma das melhores notícias diz respeito à forma com que o conteúdo será disponibilizado, totalmente em XML. Isso permite referências cruzadas, alto número de metadados e pesquisas muito mais profundas e completas. É o sonho de qualquer pesquisador.
O conteúdo poderá ser visto direto na internet, baixado em PDF e futuramente poderá ser conferido também em aparelhos portáteis como smarttphones, tablets e eReaders.
E porquê isso soa tão fantástico? Conteúdo em XML é o futuro, muito mais fácil de pesquisar, dando aos pesquisadores e estudantes a oportunidade de encontrar conteúdo em obras que nem sonhariam. Além disso, a Oxford não está disponibilizando a plataforma apenas para si, e sim convidando todas as instituições educacionais do mundo a fazer parte do sistema, tornando a vida de pesquisadores e estudantes muito mais fácil, além de completa.
Essa mistura é realmente instigante. Uma plataforma mundial onde poderão ser encontrados todos os trabalhos e pesquisas do mundo, com possibilidade de cruzamento de informações e acesso a publicações de forma mais simplificada. Isso é mágico, e se o futuro trouxer isso a todas as publicações, será um grande ganho para a humanidade.
Com informações do eBookNewser e CisionWire.
A Evolução das Publicações Acadêmicas