No evento da Apple que aconteceu hoje, no museu Guggenheim em Nova Iorque, muitas novidades foram anunciadas. Nada espetacular para os amantes de tecnologia, como novos iPads ou iPhones, e sim muitas ferramentas e serviços que mostram que a Apple vai entrar com tudo no mercado de livros digitais.
A nova versão do aplicativo de leitura de eBooks da Apple, de acordo com Phil Schiller, vai “reinventar os textbooks”. São 1,5 milhão de iPads em salas de aula, e agora a empresa vai explorar isso. Em uma parceria que inicialmente inclui Pearson, McGraw Hill, Houghton Mifflin Harcourt, DK e E.O Wilson Foundation, a Apple agora disponibiliza livros didáticos cheios de interação.
Nesses novos livros, será possível contemplar conteúdo 3D, vídeos e definições sem virar a página. Será possível ler no modo paisagem e retrato, e podem ser habilitadas perguntas que surgem temporariamente para testar os conhecimentos do aluno. Anotações serão parte integrante do sistema: é possível adicionar post-its para páginas individuais e juntá-los em um quadro virtual para obter note-cards para revisão.
O iBooks 2 – que permite a compra e o download desses novos livros – poderá ser baixado gratuitamente da loja da Apple, enquanto que os livros didáticos custarão US$14,99 ou menos cada. Levando em consideração que livros didáticos podem custar até US$80 nos Estados Unidos, é um bom preço.
Com informações do Engadget.