Assinaturas Digitais Estão Funcionando para o NY Times

da Redação Notícias Deixe um comentário

Contra todas as previsões, possíveis, o site Good E-Reader informa que o jornal do magnata Rupert Murdoch, The New Yor Times, está fazendo sucesso no modo de assinatura de conteúdo. Na época em que o serviço foi lançado, em março desse ano, muitos duvidavam de que esse seria um negócio viável, uma vez que praticamente o mesmo conteúdo está disponível gratuitamente na internet. Achava-se que o usuário da rede, acostumado a ter tudo sem precisar pagar, não se adaptaria a um modelo de assinaturas.

Mas a nota informa que o negócio vai de vento em popa. Em um anúncio, a empresa afirmou que possui 324 mil assinantes pagos nesse quadrimestre contra 281 mil no segundo quadrimestre de 2011. É um ótimo crescimento, que revela a viabilidade do negócio de venda de conteúdo digital em formato de assinatura.

O sucesso não veio fácil. Para conseguir o maior número de clientes possível o jornal lutou para estar presente em revendedoras como Amazon e Barnes & Noble, além de desenvolver aplicativos para o iOS, chegando a proprietários de iPhones e iPads.

Outro que comemora a bonança, de acordo com o site paidContent, é o Financial Times. Mesmo após perder um processo contra a Apple para vender assinaturas dentro dos aplicativos, o jornal marcou um número de 250 mil assinantes até setembro.

Estamos falando de jornais, mas uma estratégia muito parecida pode ser desenvolvida por editoras. Já existem bibliotecas – até mesmo no Brasil – que disponibilizam conteúdo a partir do pagamento de uma taxa. Os livros não ficam armazenados no computador do leitor, e sim na nuvem, na internet. Enquanto o usuário pagar a assinatura, terá acesso aos serviços. Quando não quiser mais, basta encerrar o acordo.

É uma vantagem para a editora e para o leitor. A editora fica segura com um recebimento fixo mensal, enquanto que o leitor tem acesso a um enorme acervo que não poderia ter se comprasse um livro por vez. É uma estratégia interessante, que ainda poderá ser explorada por muita gente.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoAssinaturas Digitais Estão Funcionando para o NY Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.