Bookboon: Uma Revolução no Mercado de eBooks?

da Redação Autores, Ebooks, Notícias 1 Comment

Um tempo atrás falamos aqui do site Bookboon.com, que oferece mais de mil livros digitais gratuitos dos mais variados assuntos como didáticos, guias de viagens, negócios e outros. Seu modelo consiste em oferecer livros gratuitos para o público, patrocinados por anúncios no meio do livro. Um modelo que todos já conhecemos, mas que poucos tiveram coragem de tentar.

Mas essa editora dinamarquesa está tentando, e está tendo muito sucesso. De acordo com seu press release, seu site teve um aumento de tráfego de 500% nos últimos nova meses de 2011 e já contam com o download de mais de 1 milhões de eBooks. E mais: a Bookboon planeja tomar 10% do mercado americano até o terceiro trimestre desse ano e espera mais de 50 milhões de downloads.

“Experimentamos um crescimento enorme nos últimos 12 meses. Os nossos utilizadores sentir que o nosso conceito é que vale a pena compartilhar com os amigos, especialmente porque todo o nosso conteúdo é livre, independente de plataforma, e não requer registro de usuário.” disse Thomas Buus Madsen, COO da Bookboon.

A empresa é sustentada por publicidade. Ela deriva de receitas de recolhimento de informação (email e escola superior do leitor ou indústria) e, em seguida, usar essas informações para personalizar a publicidade no livro de recrutadores que queiram contratar os leitores. “Nossos usuários dizem amar o fato de que eles não têm de se registrar ou lembrar de um login para pegar o livro que querem, e podem lê-lo em qualquer dispositivo que eles queiram.” afirma Madsen.

Lançada em 1988, a Bookboon afirma ser a maior editora do mundo. Em 2005 a empresa deu um salto estratégico e se tornou a primeira editora de livros do mundo a se concentrar 100% em eBooks gratuitos. Desde então, a empresa vem com o objetivo de estabelecer novos padrões no mundo da edição moderna, baseada nas necessidades dos leitores.

Um artigo no site Publishing Perspectives também fala sobre a editora, mostrando que ela está ganhando importância no mercado e atraindo olhares de outras empresas. São 1000 livros no catálogo, com a expectativa de adicionais mais 300 em 2012. Os autores são recrutados pela empresa para escrever livros em seus idiomas locais – “nós não traduzimos”, diz Madsen, “porque uma coisa é sempre perdida” – e os escritores são pagos com base na receita de publicidade gerada pelo livro e o número de downloads.

“Estes são livros fatuais que têm um monte de leitores que são empregados em potencial para as empresas. Então, nós estamos à procura de anunciantes que estão tentando marcar-se junto aos estudantes estudantes. Alguns, como a Dell, querem vender um computador, outros, como a London Business, promover sua pós-graduação e programas de educação executiva.” explica. Anunciantes incluem várias das melhores marcas comerciais, tais como UBS, a IKEA, a Accenture, a Volvo, a Maersk e Ericsson, para citar apenas alguns.

Com informações da Reuters.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoBookboon: Uma Revolução no Mercado de eBooks?

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.