Cinco Dicas de Como Divulgar um eBook Sem Dinheiro

da Redação Autores, Ebooks, Notícias 4 Comments

Falamos aqui recentemente sobre o site Lulu.com e seus possíveis planos para se estabelecer no Brasil. O site Lulu.com é referência em venda de livros auto-publicados, no início apenas com impressão sob demanda, e hoje também com eBooks, que são vendidos nas principais lojas digitais. É um dos concorrentes do Smashwords, e ambos vendem livros digitais para o mundo todo.

Em um artigo divulgado recentemente por eles, são dadas boas dicas para autores e editoras independentes que não possuem orçamento para a divulgação de suas obras, geralmente um processo caro, ainda que eficiente. Não é a mesma coisa que colocar anúncios espalhados nas ruas ou no metrô, veicular propagandas na TV e em portais de notícia na internet, mas o barulho pode ser parecido ou até maior, e basta tempo e boa vontade.

(Para mais dicas, veja também nosso post Como divulgar seu ebook no Facebook, gastando quase nada)

Comece um blog

Se você ainda não tem um, o que está esperando? O blog poderá funcionar como o centro de divulgação de seu eBook, e pode tratar de assuntos que coincidam com o tema de seu título. É nele que você poderá colocar informações sobre o autor, sobre o livro, a pesquisa envolvida e, claro, links para as lojas onde seu eBook está sedo vendido. Também é possível organizar promoções e sorteios, além de promover enquetes e entrar em contato com o seu público.

Garanta a disponibilidade de seu eBook

Essa é bem importante aqui no Brasil. Publique seu eBook onde você puder, e de preferência em todos os formatos que conseguir. Não restrinja-se a uma loja, coloque em sites brasileiros e também nos internacionais, como Amazon, Apple, Kobo, etc. Disponiblize-o também para impressão sob demanda, em locais como o próprio Lulu.com ou o Clube dos Autores.

E ajeite uma rotina onde você passará por todos os locais onde seu livro está à venda e vá verificar se está tudo em ordem, se o eBook não está com nenhum problema, etc. Procure também nas redes sociais se alguém está falando sobre seu eBook. Pode ser que um leitor teve problemas na compra e poderá precisar de ajuda.

Faça as pessoas falarem

Boca a boca, online ou offline, é um dos meios de divulgação mais baratos e mais poderosos que existem. Se as pessoas estiverem falando do seu eBook, mais pessoas irão saber dele e poderão ter vontade de comprá-lo. Peça a conhecidos que leiam o livro e o divulguem em suas redes sociais na internet, e também para amigos no serviço, em casa, etc.

Publique trechos, discorra sobre um assunto parecido com o do seu título. Faça sorteios do livro ou uma promoção em que seu livro custe bem pouco, para gerar mais divulgação.

Dê cópias de seu eBook

Procure blogs, sites e jornais que falam a respeito de livros e envie cópias para avaliação, assim ele será divulgado na mídia. Nas suas redes sociais, interesse as pessoas a respeito do que você escreveu.  É um investimento pequeno, que pode render muito.

Escreva artigos para outros sites

Se você entende de algum assunto, escreva sobre ele. Se seu eBook é sobre administração, escreva alguns artigos de qualidade e os ofereça a bons sites que tratem do mesmo assunto. Em troca, esses sites geralmente permitem que você coloque uma pequena biografia ou até mesmo faça uma propaganda do seu eBook. Mesmo que o site não seja muito conhecido, seu nome estará sendo divulgado, mesmo que a poucas pessoas.

Bom conteúdo é sempre bem vindo na internet, e você acaba ficando popular também pelo que escreve na internet. Além disso, o público gosta de conteúdo gratuito, e isso acaba funcionando como uma amostra do que você oferece em sua obra.

“Não custa tentar cada um desses percursos, um de cada vez, para ver o que funciona melhor na promoção do seu livro”, explica Sarah Gilbert, diretora de vendas do Lulu.com. “Eles podem ser formas eficazes para obter a divulgação necessária e aumentar as vendas, e fazê-los não vai esvaziar sua conta bancária.”

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoCinco Dicas de Como Divulgar um eBook Sem Dinheiro

Comments 4

  1. Recentemente publiquei meu eBook na Saraiva, posso publicar com vocês também? Vou ler novamente o contrato pra ver as cláusulas.
    Obrigata!

  2. Ganhei dois e books faz um tempo. Não consigo abri-los porque os sites não mais existem. Tentei, porém, aparece que “o arquivo tal ….exe, não costuma ser transferido por download e pode ser perigoso”.Alguém poderia me dizer o que fazer? Um foi publicado pela Del Nero e o outro no site Poesia & Art . O primeiro site está fora do ar há tempos e o segundo não foi retirado. Estou triste por perder meus e books. Aguardo uma resposta. Muito obrigada

  3. Oi, ótimas explicações, pra autores desconhecidos, e perdidos, como eu depois que resolvi escrever meu próprio livro. Espero poder contar com essa importante ferramenta, e enfim, consiga publicar o meu ebook. Sou iniciante no mercado literário. Acho que, talvez por isso, tenho achado tão difícil. Obrigado, estou mais decidido a continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *