Uma mostra de que um mercado está se estabilizando e se fortalecendo é quando empresas que não estão ligadas ao ramo começam a se mexer para participar dele. Além de a Apple dar a entender que pode lançar sua própria plataforma de auto-publicação de eBooks (quem já imaginou isso algum dia?), agora também há rumores de que a Nintendo estaria pensando em transformar seus consoles de vídeo game em leitores de livros digitais.
Segundo o site SlashGear a Nintendo está preparando não só uma loja de aplicativos para o Wii U, seu atual console de mesa, como também pensa em montar uma plataforma de distribuição de eBooks para, inicialmente, vender guias de seus jogos e revistas. E isso poderia ser facilmente extensível para livros comuns.
O Wii U é um console como o Wii, o famoso produto da Nintendo, mas com um controle especial. Esse controle possui uma tela colorida de toque com tamanho razoável, bom para leituras, além de botões de navegação. Não é exatamente um aparelho fino e ideal para livros, mas com certeza poderia servir para isso.
E ainda nessa área, uma fonte do site ForgetTheBox também afirma que o console portátil Nintendo 3DS poderá usar os aplicativos do Wii U, incluindo aí o de leitura de livros e revistas. A Nintendo já teria abordado algumas editoras e empresas nessas questões.
No Japão, o Wii faz muito sucesso, ao contrário dos eReaders. Seria essa a solução para desempacar a leitura digital por lá?
O primeiro ebook que li em um dispositivo portátil foi no Nintendo DS, usava o cartucho 100 Classic Book Collection http://en.wikipedia.org/wiki/100_Classic_Book_Collection
Foi bem pioneiro na época e apesar do peso do aparelho e da luminosidade foi uma experiência interessante.
Com certeza! Eu já li livros inteiros no celular, que na época não tinha tela de toque, e deveria ter umas 2 polegadas. Era bem discreto e eu podia ler em vários lugares…