A Simplíssimo junto com a editora Cailun criou recentemente um selo editorial chamado “Essenciais” para a publicação de livros em eBook. Entre os dois primeiros livros figuram nomes como Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras e Ricardo Portugal, poeta e diplomata. A intenção é juntar qualidade de conteúdo com boa formatação no formato eBook.
Os dois primeiros livros são de poesias e do ponto de vista técnico este tipo de publicação oferece muitos desafios para a formatação em eBook usando o formato ePub. Aliás, muitas vezes é complicada até a formatação no impresso! No caso da poesia concreta é quase impossível manter a formatação original senão em imagens ou concordando com o autor uma poesia concreta “expansível”.
No caso das poesias de Antonio Carlos Secchin as dificuldades não são tantas assim. O problema surge em telas pequenas ou quando aumentamos tamanho da fonte causando a quebra da linha do texto. Seguindo o critério que na poesia é preciso manter a formatação que o autor deu ao texto, precisamos tentar manter o parágrafo distinto do seguinte, como era intenção do autor.
Para fazer isto, precisamos obrigar a segunda parte do parágrafo, a que quebrou, a permanecer destacada do resto do parágrafo. Isto é possível colocando cada linha dentro de um parágrafo (dentro de um <p> no xhtml) e fazendo uso de um regra de formatação no CSS com margin-left em conjunto com um text-indent negativo, do mesmo valor dado no margin-left.
XHTML:
<p>Um urubu voou na minha hipálage,</p>
CSS:
p {
margin-left: 2em;
text-indent: -2em;
}
Isto é muito fácil de fazer usando o Indesign. Precisamos apenas de um estilo de parágrafo com um recuo a esquerda e ao mesmo tempo um recuo a esquerda da primeira linha com valor negativo. O Indesign irá assim exportar corretamente o texto para nós.
No workshop de produção de eBooks costumo sempre indicar o que o Indesign pode fazer para nós, até onde ele chega e o que temos que mudar no código do ePub, usando outras ferramentas, para deixar o texto melhor no eBook.
Acho que os mais atentos perceberam que o método acima faz com que tenhamos quebras de linhas estranhas com o artigo de um lado e o substantivo na outra linha. Para evitarmos um pouco este desegradável efeito é possível “unir” a partícula (artigo, preposição, etc) à palavra seguinte usando um espaço rígido ou non-breaking space (nbsp). Isto faz com que o texto permaneça unido e a visualização e compreensão do texto é melhor.
Este recurso também é possível preparar já no Indesign, pois na exportação para o ePub ele mantém os espaços unificadores que foram aplicados ao texto, aliás em alguns casos ele faz isto automaticamente (versão CS6)!
Muito bom o tópico! De grande utilidade. Estou iniciando a produção digital da editora na qual trabalho e está sendo um momento de muito aprendizado.
Att..
Muito, muito obrigado, de verdade, por este post… Valor inestimável para quem publica qualquer tipo de poesia em ePub.