Como explicar para alguém que o que não está funcionando é o software, o programa que lê o eBook, e que seu eBook está bem formatado e com tudo em ordem? Várias vezes precisei explicar que o formato ePub requer um programa que específico, que acesse o arquivo, entenda o que ele está dizendo e apresente corretamente na tela do aparelho.
Aqui vai um exemplo concreto.
O software Aldiko, usado nos sistemas Android, tablets e smarthphones, tem a capacidade de ler o arquivo ePub e apresentar ele na tela do aparelho. Ele abre o eBook, mas o problema é que ele lê o texto e apresenta o arquivo do jeito que quer. Se um designer pensou que centralizar o título o livro ficaria legal, o Aldiko ignora isso e alinha o título à esquerda, ignorando tamanho e cor! Isso provoca um efeito muito desagradável para quem formatou o eBook.
Para “obrigar” o Aldiko a respeitar a formatação do arquivo, basta mudar um só item da configuração dele (consulte o passo-a-passo com imagens, no final do texto):
Isto fará com que o Aldiko respeite a formatação original do livro.
Por incrivel que pareça o Aldiko considera a formatação que ele coloca automaticamente como uma “formatação avançada”, como se aquela que viesse com o ePub não fosse! O ideal seria que a opção padrão fosse a de respeitar a formatação do livro, e caso o leitor quisesse mudar isso, fosse nessa opção e ativasse a formatação do Aldiko.
Por ocasião do ToC em Frankfurt participei de um encontro sobre tipografia no ePub e foi discutido o porque dos softwares não suportarem corretamente as informações de design (o CSS) presente nos arquivos ePub. Uma das respostas foi que a maioria dos arquivos ePub produzidos são de péssima qualidade, sem estilos e sem uma atenção ao design. Isto obrigaria os produtores de software a suprirem, eles mesmos, esta carência de estética. Não sei se de fato é este o motivo principal para esta escolha, por parte dos programadores, mas sei que de fato quanto mais atenção dermos ao produto que estamos fazendo, e à qualidade dos arquivos ePub, melhor será para este novo mercado nascente.
Pingback: Ebook sem formatação no Aldiko? Saiba como resolver | Biblioteca do Exilado
Se é ou não a péssima formatação dos epubs a razão de os fabricantes de aplicativos escolherem passar por cima delas, só perguntando aos desenvolvedores.
Agora, o ebook mostrado nessas imagens certamente é um em que vale a pena a escolha do Aldiko: 1) não aproveitamento das margens, o que obriga a troca de páginas neuroticamente; 2) fontes belas, talvez legíveis no papel, mas péssimas para leitura eletrônica; 3) alinhamento à esquerda (recentemente descobri que há pessoas que gostam; para mim é impraticável).
Produção de ebook não é trabalho de cientista da computação nem de designer de produtos, nem mesmo é de editor de livros físicos. Editar ebooks é trabalho de editor de ebook, que envolve todos os conhecimentos anteriores.