Um estudo realizado em dezembro de 2011 pela Bowker mostrou que o número de estudantes que está aderindo ao digital vêm crescendo, porém eles ainda não deixaram de lado o impresso como fonte principal e confiável de conhecimento.
“Essa pesquisa é particularmente importante uma vez que o setor do ensino superior no Reino Unido sofre uma mudança radical, com um aumento do número de alunos, bem como alterações importantes nos modelos de financiamento e das perspectivas tecnológicas”, disse Jo Henry, diretor da BML Bowker. “Nosso objetivo é permitir que os editores fiquem à frente das tendências e tomem decisões mais informadas.”
Uma primeira pesquisa similar a essa já havia sido feita em 2003, e mudanças podem ser notadas. Hoje, 88% dos estudantes ainda preferem os livros impressos, enquanto esse número chegava a 95% em 2003. É capaz que vá diminuindo bem mais rapidamente nos próximos anos. Além disso, revistas online estão crescendo em popularidade, com quase 80% dos estudantes utilizando-as, acima dos 66% em 2003.
Confira abaixo os gráficos com os resultados principais do estudo:
Além de monitorar as atitudes e comportamentos dos alunos, a BML e a Bowker estão atualmente conduzindo um estudo internacional, o Global eBook Monitor (GEM), a fim de comparar e contrastar a compra de eBooks e seu crescimento em países ao redor do mundo, incluindo o Reino Unido, EUA, Austrália, Índia, Brasil, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França e Espanha. Os resultados do estudo serão lançados em abril.