Como nós já noticiamos em outras ocaisões (“eReaders e iPads que dobram, você ainda vai ter um“), era só uma questão de tempo. Semana passada a LG anunciou o início da produção em massa de uma tela flexível, que está chamando de e-paper, com resolução de 1024×768 pixels e tons de cinza. Nesse tipo de anúncio, é normal existir um tremendo ceticismo, muitas companhias “lançam” produtos que nunca chegam aos olhos do público. No caso da LG, tudo indica que é verdade mesmo. Diz o site CNET:
O EPD 6-inch (e-paper display) é do mesmo tamanho que a tela do Kindle, da Amazon, Sony Reader e muitos outros leitores de livros eletrônicos. É um terço mais fino, e porque é feito de plástico em vez de vidro, tem apenas metade do peso. Você não pode dobrar ou enrolá-lo, mas pode dobrá-lo até um ângulo de 40 graus, aparentemente. Isso deve fazê-lo mais táctil para leitura, bem como mais durável quando dentro de um saco ou bolsa.
A resolução máxima é de 1.024 pixels x 768. Não espere cores ou animações, pelo menos por enquanto. É uma resolução muito alta, mas apenas para texto e imagem, que parecerão mais vivos.
Chefe de operações para celular da LG Display / divisão OLED, Sang Duck Yeo disse que a tela é “um produto que acreditamos vai ajudar muito a popularizar o mercado de ebook”. Nenhum leitor de ebooks foi anunciado utilizando o visor, mas não deve demorar muito. Não se sabe se a LG vai licenciar a tecnologia para outras empresas, ou irá lançar no mercado um leitor de livros digitais por conta própria.
Veja a notícia completa aqui e aqui