Formatos de eBooks: Conheça o Daisy – artigo


Revolução E-book

Nem só de ePub, MOBI e PDF vive o livro digital. Na verdade, livro digital pode ter inúmeros outros formatos, alguns nem são de texto. Esse é o caso dos áudiobooks e também do Daisy, um formato adotado por deficientes visuais.

A reconhecida Fundação Dorina Nowill já trabalha com o formato Daisy, e possui 1163 livros acessíveis dessa maneira. É um trabalho incrível, e todos os que estão produzindo eBooks deveriam se lembrar de que uma das vantagens do livro digital é o acesso deles por parte de pessoas que antes não poderiam ler um livro, como os cegos.

Na verdade, com a chegada do ePub 3 e suas novas funcionalidades, é possível que o Daisy caia em desuso. Mas enquanto isso não acontecem vamos saber mais sobre ele. Confira um texto do site da Fundação falando mais desse projeto:

O livro digital acessível no formato Daisy é uma solução fundamental para ampliar o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura por parte daqueles que apresentam algum tipo de limitação à leitura, como idosos, disléxicos e pessoas com deficiência.

Disponibilizado em CD, permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa de forma rápida e estruturada. O leitor pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir simultaneamente em voz sintetizada. O livro Daisy é editado com notas de rodapé opcionais, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras. A Fundação Dorina disponibiliza gratuitamente livros nesse formato para as pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. Conheça os títulos disponíveis.

Pioneira no desenvolvimento de livros digitais em língua portuguesa, a Fundação Dorina Nowill para Cegos possui um moderno processo de produção de livros acessíveis no formato Daisy. Além de aperfeiçoar o sistema de produção remota e compartilhada de livros digitais acessíveis, a Fundação, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, está capacitando outras instituições a produzir livros nesse formato, aumentando assim a oferta de obras digitais aos deficientes visuais.

O formato Daisy, adotado recentemente também pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático, é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.

Dorina Daisy Reader

O Dorina Daisy Reader – DDReader é um aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Foi desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos para integração total com os arquivos nesse formato, produzidos em qualquer parte do mundo. Possui versões em português, inglês e espanhol.

Principais recursos do DDReader:

  • Tutorial incorporado ao aplicativo
  • Acesso a todos os comandos pelo teclado
  • Eco de comandos em voz sintetizada
  • Marcadores e anotações de usuário
  • Busca por palavras e expressões
  • Histórico de leitura de livros
  • Soletração de palavras do texto
  • Pronúncia correta de palavras em línguas estrangeiras
  • Pronúncia expandida das abreviaturas no texto
  • Ampliação do texto na tela
  • Notas de rodapé adicionais
  • Ajuste de preferências globais e por livro

A ferramenta é gratuita. Para baixar a versão do DDReader com instalador (67 MB), que inclui uma voz básica em cada uma das línguas e, se necessário, a instalação também do Firefox.

Para usá-la, clique duas vezes no arquivo baixado e depois tecle enter para iniciar a instalação. Siga as instruções do Instalador.

Baixe aqui o livro “O Alienista” de Machado de Assis em formato Daisy 3.0 (44,9 MB).

Prestação de serviços

O formato Daisy é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura. Este formato permite ao usuário visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a gravação em voz sintetizada de forma simultânea.

Possui mecanismos de busca por palavras, soletração, leitura integral de abreviaturas e siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.

O formato é ideal para transformar o conteúdo de catálogos, livros, manuais, relatórios, listas, índices telefônicos, guias, bulários, entre outros materiais, acessíveis às pessoas com deficiência visual.

Formatos de eBooks: Conheça o Daisy

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293