Eles tentaram, mas não deu certo. Em 2008, a Hachette Livre, parte francesa da grande empresa, comprou a Numilog, startup adquirida com a intenção de transformá-la em um eBookstore e plataforma de distribuição para o mercado francês. Hoje, a empresa anunciou que vendeu a Numilog de volta a seu CEO, Denis Zwirn.
A Hachette Livre deve continuar a utilizar os serviços da Numilog – que possui 50 mil títulos –, mas não cuidará mais da startup. A Numilog é capaz de distribuir arquivos digitais, vender eBooks, direta ou indiretamente, bem como criar e gerenciar sites de livreiros para todos os intervenientes no comércio de livros.Na época da compra a editora tentou convencer outras editoras a aderirem à plataforma, mas estas não quiseram deixar seu acervo na mão de uma empresa maior do que eles.
“Hoje, o mercado dita que restauremos a independência da Numilog para atender ao desejo dos clientes em potencial para confiar sua distribuição digital a um operador independente” disse Cathering Cussigh, diretora de desenvolvimento digital e internacional do grupo.
Com informações do The Bookseller e The Digital Reader.