O IDPF (International Digital Publishing Forum) divulgou essa semana, em notícia enviada para todos os seus membros, o resultado da pesquisa que realizou sobre seus serviços e sobre o formato ePub, respondida por 169 membros. O Fórum International de Publicação Digital é a organização do comércio e padrões globais dedicada ao desenvolvimento e promoção da edição eletrônica e consumo de conteúdo. Confira os resultados:
– As respostas de 19 países diferentes ressaltam a diversidade de membros globais que o IDPF possui. A maioria das respostas vieram de editoras (29%), prestadores de serviço/B2B (35%), serviços de vendas/B2C online (8%), e organizações sem fins lucrativos (9%). Os entrevistados também incluem as associações comerciais, bibliotecas, agências governamentais e autores / agentes.
– 94% dos entrevistados indicaram que o desenvolvimento de padrões é muito importante para sua organização, com 98% afirmando que o ePub é uma tecnologia muito importante.
– 81% deram notas muito boas ao IDPF nos padrões de desenvolvimento, mas a nossa classificação caiu para 41% de apoio para os padrões (muito importante para 86% dos inquiridos). Mensagem recebida! Suporte para o ePub3 – ferramentas, amostras, documentação e mais – é a prioridade número 1 para o IDPF em 2012.
O trabalho do IDPF é promover o desenvolvimento de aplicativos de editoração eletrônica e produtos que beneficiarão os criadores de conteúdo, fabricantes de sistemas de leitura e consumidores. O IDPF desenvolve e mantém o padrão ePub de publicação de conteúdo que permite a criação e transporte de livros digitais e outros tipos de conteúdo como publicações digitais que são interoperáveis entre diferentes dispositivos de leitura e aplicativos compatíveis com ePub.
O IDPF acolhe editoras de livros, jornais diários e revistas, desenvolvedores de software e sistemas de leitura, autores e outros grupos interessados na leitura digital.
Os objetivos do IDPF são: