InDesign CS6 Melhora Suporte a ePub, Permite Exportar ePub3

Eduardo Melo Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Reproduzimos abaixo o texto do site IndesignSecrets, que conta algumas das novidades que o InDesign CS6 traz para a produção de ebooks em ePub. O principal é o suporte a ePub3 e melhoramentos na exportação de tabelas e estilos de parágrafos.

Confira:

Um novo menu dropdown oferece a escolha de formatos de exportação: EPUB 2.01, EPUB 3 e outra com o sedutir nome de “EPUB 3 com Layout”.

Vamos eliminar a opção “EPUB 3.0 com layout”. Tal como acontece com alguns outros novos comandos no InDesign CS6, esta opção é mais uma promessa do que uma característica de trabalho. A escolha resulta em um aviso de que é um formato “experimental”, em desenvolvimento, voltada para “adaptação de layouts em diferentes dispositivos móveis”. Por isso o “layout” no nome não significa um EPUB com layout fixo. Em outras palavras, siga em frente, nada de prático aqui por enquanto.

Já as novas funcionalidades, EPUB 2.01 e EPUB e 3.0, são mais gratificantes.

Primeiro, há a existência da opção de EPUB 3.0 em si. Quando você escolhe essa opção, é capaz de fazer coisas exclusivas de um EPUB 3 – como criar um EPUB com texto em japonês vertical, com animações HTML e Adobe Edge (que utilizam HTML5 e CSS3), incluindo links para um ou mais arquivos JavaScript externos. A exportação de um documento para EPUB 3.0 resulta em um eBook EPUB 3.0 válido, inclusive o TOC.xhtml novo e o antigo TOC.ncx de reserva, para os motores de leitura EPUB 2.x que ainda não suportem EPUB 3. Agora só faltam os leitores de EPUB que aceitem EPUB 3.

A Adobe adicionou novas funcionalidades e melhorou o mark-up para projetos EPUB em geral. Agora você tem muito mais flexibilidade quando dividir o layout em múltiplos arquivos XHTML no EPUB, porque você pode marcar um ou mais estilos de parágrafo para Split Document sempre que você exportá-lo para EPUB. Tabelas retém os seus estilos de células (que são convertidos em CSS), juntamente com a informação de largura da coluna e altura mínima. Quadros de texto ancorados e inline agora mantêm certas configurações, como cor de preenchimento, estilo de borda e largura, padding (inserções de texto) e margens de quebra automática de texto. Você pode vincular a vários arquivos CSS personalizados, em vez de apenas um.

Para ver todas as novidades do InDesign CS6, veja o texto original completo no InDesign Secrets.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Eduardo Melo

Eduardo Melo é fundador da Simplíssimo e seu diretor-executivo desde 2010. É licenciado em História e Mestre em Teoria da Literatura.

SimplíssimoInDesign CS6 Melhora Suporte a ePub, Permite Exportar ePub3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.