Quem produz livros digitais no formato ePub sabe como é complicado reproduzir os elementos gráficos criados e pensados para o livro impresso e diagramado no Indesign. Em geral a exportação que o software faz é sempre limitada e não funciona bem nos vários leitores de eBook.
Estas dificuldades não são apenas fruto de falhas no programa, mas derivam na maioria dos casos da natureza diferente dos formatos. O ambiente que o Indesign oferece é pensado para uma diagramação fixa; para o impresso ou para formatos digitais fixos (PDF, folio, ePub com layout fixo, etc). Quando se trata de colocar o conteúdo em formato fluido a coisa fica complicada.
Que tal então mudar de perspectiva e iniciar a pensar de modo diferente a produção?
A nova versão do Indesign, a Creative Clound (Indesign CC) oferece uma interação entre código e elementos gráficos ainda melhor que as versões anteriores. Podemos desfrutar estas características para criar templates para os nossos eBooks e usar eles no momento que exportamos para o formato ePub.
Isto é possível graças à divisão clara entre conteúdo e visualização.
O conteúdo representado pelo texto marcado com os códigos HTML é gerado pelo Indesign através do uso correto do estilos aplicados aos vários elementos: estilo de caractere, estilo de parágrafo, de objetos, de tabela e de células.
Se aplicarmos corretamente estes estilos o trabalho de produção de um eBook a partir do Indesign vai ser bem mais simples. O uso de uma padronização nos nomes dos estilos vai permitir um uso simples dos “modelos” de CSS criados anteriormente.
Vou mostrar isto na prática no vídeo abaixo onde criei um texto no Indesign com todos os estilos necessários. Depois usei a função de exportar com um template CSS. Criei manualmente dois templates de CSS, assim podemos formatar de modo totalmente diferente o nosso eBook de maneira rápida e eficáz.
Você pode baixar o exemplo que usei no vídeo aqui neste link e fazer alguns testes você mesmo.
Recapitulando: uma formatação correta do conteúdo no Indesign, o uso de estilos com nomes padronizados e um pouco de conhecimento de HTML e CSS irá permitir agilizar o processo de produção dos livros digitais de maneira consistente.
Você vai encontrar mais dicas de como melhorar o workflow de produção e obter indicações práticas sobre estes temas participando da Conferência Revolução eBook.
Obrigado pela dica, Fernando. Baixei o arquivo e vou testar. Realmente depois de exportar ainda é muito trabalhoso acertar todos estilos no CSS.