Para os que não acreditavam que um tablet capado poderia fazer tanto sucesso: analistas afirmam que o tablet da Amazon já vendeu mais de 6 milhões de unidades, e que passou o Galaxy Tab como tablet com sistema operacional Android mais utilizado no mundo. Ou seja, isso o coloca lado a lado com o iPad, como muitos previam e poucos acreditavam.
Os dados são da Flurry Analytics, empresa de pesquisas que possui rastreadores de dados em diversos aplicativos mobile – afirma monitorar praticamente 90% de todos os devices Android. Como podemos ver no gráfico abaixo, em novembro de 2010 o Galaxy Tab, tablet da coreana Samsung, detinha 63% do market share entre os aparelhos com Android. Em uma nova pesquisa feita agora em janeiro, vê-se uma queda para 36% do Tab e o aparecimento do Kindle Fire, também com 36%.
Colocando em miúdos, o Tab possui 35.6% e o Fire 35.7%.
Enquanto isso, outro analista, Jordan Rohan, da Stifel Nicolas, previu que a Amazon teria vendido já mais de 6 milhões de unidades do Kindle Fire. O mesmo analista já tinha previsto 5 milhões de unidades, mas aumentou não só o número de vendas mas também a receita da empresa, de US$2 bilhões para US$67 bilhões. Isso tudo apenas no último trimestre fiscal. “O Kindle Fire tem demarcado uma posição de mercado importante devido à sua base de clientes leais à Amazon e o preço atraente e baixo do dispositivo”, disse Rohan em nota a clientes. “Acreditamos que o preço mais baixo do hardware vai se correlacionar com alta de taxas de eBooks e conteúdo de vídeo.”
Muitos se perguntam como a Amazon, que não possui qualquer experiência em tecnologia e hardware, pode ter comido uma lasca tão grande do mercado em apenas alguns meses. A resposta é simples: conteúdo. Até agora, todas as empresas que fabricam tablets com Android se preocuparam em oferecer os aparelhos mais potentes e atraentes aos olhos do consumidor, mas nunca se importou com o conteúdo oferecido.
Assim como a Apple, a Amazon oferece ao seu cliente conteúdo de qualidade, ainda mais atraente sob seu serviço Prime, que também oferece filmes e livros gratuitos para aluguel. E também oferece uma loja de aplicativos que se peca pela quantidade, preza pela qualidade. Assim, curando e oferecendo conteúdo, não há quem resista. Ter um tablet e não saber o que fazer com ele, ou ter que lutar para cavar bons aplicativos e bons conteúdos pela internet é o fim. A Amazon trouxe a resposta.
Com informações do TeleRead, Publishers Weekly, Flurry Analytics e Good E-Reader.
Pingback: iSupply Mostra Que iPad Ainda é Líder Absoluto de Mercado | Revolução E-book