Essa é uma interessante e engraçada pesquisa que foi feita no Reino Unido, pelo site MyVoucherCodes.co.uk. Divulgada pelo site The Daily Mail, a pesquisa mostra que das 1863 pessoas que responderam, 34% admitiram ler conteúdo erótico nos aparelhos. Outros 57% disseram ler em eReaders para esconder suas leituras infanto-juvenis – como Harry Potter –, enquanto 26% lê para esconder hábitos de leitura de ficção científica.
No geral, 58% disse que lê em eReaders para esconder sua leitura. Uma pesquisa anterior já tinha revelado que um quinto das pessoas não procurariam um eReader, caso o perdessem, por causa do conteúdo da biblioteca. Mark Pearson, presidente da MyVoucherCodes.co.uk, disse: “Ter um leitor eletrônico faz com que seja muito mais fácil disfarçar o que você está lendo, mas foi uma revelação para descobrir quantas pessoas usam o fato de ter um eReader para ler um romance adulto ou dois!”
Interessente percepção, me lembro quando fiz meu TCC sobre livros na graduação, que em uma das partes falava sobre a questão de ler escondido, e o que as capas revelavam sobre as pessoas, personagens etc. Não tinha pensado nisso ainda a respeito dos e-readers… O autor Alberto Manguel, se não me engano, fala sobre as capas nesse sentido no seu livro Uma história da leitura.
Estamos entre 8 pessoas em uma aula itinerante do mestrado que hoje acontece em uma sala da biblioteca pública.. acabo de ler teu post para o grupo, estamos em uma aula discutindo EXATAMENTE este aspecto do Manguel. =) Um beijo!
legal isso, parece infantil, mas realmente a liberdade fica muito maior sem aquela capa pra te denunciar (: