A plataforma de autopublicação Lulu.com acaba de anunciar o lançamento de um criador automático de ePubs. A Lulu é conhecida por distribuir livros independentes para lojas como iBooks da Apple e a Nook Store da Barnes & Noble.
A ferramenta consiste em um conversor similar ao que a também famosa SmashWords já utiliza. Mas, de acordo com o site eBookNewser, o lançamento da Lulu é bem superior ao de seus concorrentes. Ela só irá produzir livros no formato ePub, e inclui o conserto de erros comuns como problemas de formatação e de fontes. Irá aceitar arquivos nos formatos RTF, Word, e Open Office.
“Nosso principal objetivo é ajudar os criadores a vender mais livros. A chave é melhorar o jeito com que os clientes descobrem e compram obras. Através de nossos serviços editoriais de qualidade, estamos dando aos criadores o poder de publicar e vender do jeito que eles e os leitores desejam” afirmou Bob Young, CEO e fundador da Lulu no release do produto.
O uso do Lulu EPUB Converter é gratuito.
Essa é mais uma tendência no mercado editorial digital. A autopublicação vêm crescendo bastante, já que essa é a oportunidade esperada por autores que nunca puderam publicar suas obras. Não precisam depender de caras e pequenas tiragens em gráficas que ficam ocupando um quarto em sua casa e nem de impressão sob demanda, que também é custoso, só que ao leitor.
O livro digital traz oportunidades democráticas, e embora nem todo conteúdo publicado seja realmente aproveitável, coisas boas que ficaram sem chance de publicação ou que possuem um nicho interessado poderão finalmente chegar às mãos de leitores.