Washington Olivetto, renonomado publicitário, subiu ao palco na segunda palestra do dia para falar sobre a força das mídias digitais na divulgaçāo do livro.
Olivetto teve com o público uma conversa mais próxima a respeito da comunicaçāo, do melhor jeito que um comunicador poderia fazer. Apesar de fazer muita propaganda sobre seu trabalho e sobre si mesmo, o publicitário foi contando fatos de sua vida que se misturaram intrinsecamente com o mercado do livro.
Em sua agência nāo há mais quem trabalhe com o digital ou com o analógico, todos devem saber de tudo. “Pirata é bacana, pirata é divertido. Vocês deram o nome errado” afirma, sobre a pirataria e a dificuldade de lutar contra isso.
“Quando a mensagem é suficientemente consistente, nāo importa a tecnologia” afirmou, dando a entender que nāo faz diferença se um livro é digital ou impresso. Se o conteúdo for bom, isso será irrelevante. Nāo adianta toda a parafernalha tecnológica se nāo houver ideias.
Olivetto disse que anunciaria em livros se a opotunidade surgisse, a exemplo da Bookboon, quando questionado sobre publicidade em livros.
Credibilidade editorial é muito importante. A comunicaçāo deve ser simples. O eBook ser barato é o menos importante, vale vendê-lo pelas sua novidade, curiosidade, funções novas. Hoje é normal esconder a falta de conteúdo embaixo de enfeites.
No final, pouco sobre o livro foi falado, e muitas campanhas do publicitário foram mostradas. Sua palestra serviu mais para expandir horizontes e abrir mentes do que para falar propriamente de qualquer coisa do mercado.