Muitas dúvidas existem acerca do datamento do primeiro eBook. Em 1993, quando Peter James publicou sua obra (Host) em dois disquetes, este foi anunciado como “o primeiro romance eletrônico do mundo”, tido na época como um “apocalipse” que destruiria o formato de literatura que era conhecido.
No entanto, “o primeiro eBook” é um título aberto a debates, principalmente pelo fato do termo só ter se tornado comum recentemente, à luz de dispositivos como o Kindle. Se interpretarmos que um eBook é simplesmente um texto disponível em um dispositivo eletrônico ou na internet, podemos dizer que seu surgimento aconteceu em 1971, quando o projeto Gutenberg começara a disponibilizar os títulos. “Quando você começa a verificar e pesquisar o que, pioneiramente, estava em mídia digital, muitas vezes você encontra um monte de projetos que eram importantes de diferentes maneiras e que já foram esquecidos” diz Nick Monfort, professor na MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Dene Grigar, da Universidade do Estado de Washington, faz parte do projeto “Desbravadores: Documentando a experiência de Literatura Digital Pioneira”, e diz que o primeiro trabalho com base eletrônica que constituiu um livro é de Judy Malloy Tio Roger, publicado em 1987, como um romance de série que rodava em computadores como Apple IIe.
Com tantas especulações e teorias baseadas nos registros, é difícil que se tenha uma definição exata a respeito do surgimento dos eBooks. A data muda de acordo com as pesquisas e com a definição que esse modo de leitura recebe.
Fonte: Books: Ebooks | theguardian.com