Smashwords, anote este nome na sua lista

Eduardo Melo (Simplíssimo) Ebooks, Mercado, Notícias 2 Comments

O Smashwords é uma empresa de auto-publicação de ebooks, com sede nos EUA. O serviço é basicamente o seguinte: o autor sobe seu livro no Smashwords, e a empresa coloca o livro à venda em inúmeras livrarias internacionais – a mais destacada delas é a Apple, e a lista também inclui Kobo, Barnes & Noble, entre outras menos conhecidas. Aberto desde maio de 2008, o Smashwords distribui hoje mais de 190 mil ebooks de autores e editoras independentes – 98 mil foram adicionados apenas em 2012. Esses números tornam a empresa uma das mais conhecidas e utilizadas pelos autores que publicam ebooks sem editoras. A empresa conta atualmente com 19 funcionários e registra lucro há mais de dois anos, sem interrupção.

Por que você deve anotar este nome na sua lista? É um concorrente da Amazon, que está ficando mais forte a cada dia que passa, literalmente. A empresa vem registrando números extraordinários com a venda de ebooks, especialmente através da Apple, onde distribui cerca de 125 mil títulos – nem todos os títulos do Smashwords vão para a Apple, pois os autores é que são responsáveis por providenciar arquivos de qualidade para seus eBooks, que passem pelo padrão de qualidade da Apple.

Apple-two-year

Evolução das unidades vendidas na Apple, de 2010 a 2012

Há 27 meses, a empresa tem lucro de forma ininterrupta com a venda de ebooks – pagando aos autores entre 60% e 85% do valor líquido das vendas. E esses resultados aconteceram, sem que o Smashwords vendesse eBooks com a Amazon – a única grande livraria de ebooks com a qual o Smashwords não trabalha. A Amazon também oferece um serviço de auto-publicação próprio, bastante forte, e não tem interesse em dar fôlego para a concorrência do Smashwords.

Além disso, o Smashwords acaba de lançar oficialmente o seu novo canal de distribuição, diretamente em formato ePub. Até poucos dias atrás, um autor que desejasse publicar através do Smashwords precisava enviar um arquivo em Word, que era transformado em eBook através de um processo automático – com resultados pobres, geralmente. Desde o começo de 2013, autores e editores já podem fazer o upload de um arquivo ePub diretamente, com toda a qualidade possível.

Como a empresa opera somente nos EUA, não é tão interessante para os autores brasileiros, por conta dos impostos americanos descontados na remessa de pagamentos para o Brasil. Porém, conforme o Smashwords cresce e se consolida, cedo ou tarde conhecerá uma expansão internacional. Anote aí – este serviço ainda chegará ao Brasil.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoSmashwords, anote este nome na sua lista

Comments 2

  1. Será lindo quando essa plataforma chegar ao Brasil. Mas enquanto isso não acontece a opção mais vantajosa continua sendo o contato direto com as livrarias, seja via KDP, Kobo Cultura e etc.

  2. Pingback: Smashwords, anote este nome na sua lista « eBook Reader

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *