A editora britânica Penguin divulgou hoje seus resultados de 2011, muito favoráveis. O lucro como um todo cresceu 8%, as vendas chegaram a um bilhão e meio de dólares e o crescimento nas vendas de eBooks alcançaram 106%.
Segundo o site eBookNewser, a receita de eBooks da empresa dobrou nos EUA em 2011, e títulos como The Help ajudaram a aumentar a vendas de eBooks em 5 vezes de 2010 a 2011. Além disso, no ano passado, autores da editora como Nora Roberts e Charlaine Harris vendeu cada um mais de um milhão de eBooks.
No total, eBooks já representam 12% das vendas mundiais da Penguin, ou 200 milhões de dólares. Foram mais de 50 milhões de downloads. O presidente e CEO da empresa John Makinson declarou que 2011 foi “o mercado de livros mais turbulento que qualquer um pode lembrar”, mas disse que o crescimento da empresa se deve à “publicação excelente em todo o mundo, demonstrado pelo crescimento da quota de mercado em nossos três maiores mercados e inovação em todos os aspectos da nossa publicação digital “.
Makinson diz isso porque investiu bastante em três mercado em desenvolvimento. Além da compra de 45% da Cia. das Letras aqui no Brasil, a Penguin viu seu bestseller indiano, Can Love Happen Twice? de Ravinder Singh, vender 100 mil cópias. Na China, a Penguin lançou um novo programa de editoração em Inglês no ano passado.
Também em 2011, lançou mais de 100 aplicativos e enhanced eBooks incluindo On the Road e Moshi Monsters, e o projeto exclusivamente digital, Penguin Shorts. Ela também está com investimentos contínuos em iniciativas para o consumidor, incluindo aNobii no Reino Unido e Bookish nos EUA, novas plataformas digitais para os leitores. Na Austrália, a editora adquiriu o negócio on-line REDgroup, e assinou com seu primeiro autor através da nova plataforma de auto-publicação BookCountry. Sites da Penguin erespectivos canais de mídia social possuem mais de 11 milhões de seguidores mundiais.
Com informações do The Bookseller.