Erros do ePubcheck – TOC playOrder

Hermida Notícias Deixe um comentário

Vários amigos e conhecidos me procuram com frequência para tirar dúvidas sobre procedimentos e problemas em arquivos ePub. Dessas dúvidas, posso contabilizar com segurança, 90% estão relacionadas à mensagens de erro do ePubcheck. Daí me veio a ideia de tentar manter, semanal ou bissemanalmente, uma coluna sobre esses erros, suas causas e soluções.

Para quem, como eu, não gosta da interface padrão do epubcheck, a Simplíssimo, em parceria com o  Andre Garzia, disponibilizam gratuitamente uma interface multiplataforma (o de sempre: Windows, Linux, Mac)  mais amigável. O download pode ser feito neste link.

Uma observação antes de seguirmos com um erro que vem bem a calhar (e vai pedir outro post) é o seguinte:
O verificador do Sigil quebra um galho, mas não detecta alguns erros de estrutura. Logo, o ePubcheck é necessário, certo?

Sem mais delongas, vamos a um erro não detectado pelo Sigil:

ePubcheck Version 1.2

ERROR: /OEBPS/toc.ncx(12): assertion failed: playOrder sequence has gaps

Descrição do erro: Dentro do arquivo toc.ncx, na linha 12, existe um pulo na sequência numérica.
Causa: Edição manual do TOC, seja para reposicionar um item qualquer ou para removê-lo.
Soluções:

  1. Renumerar na sequência correta todos os itens playOrderca manualmente.
  2. Caso os capítulos e entretítulos tenham sido definidos hierarquicamente com h1, h2, etc. Podemos mandar que o Sigil gere um novo TOC. Atentando para o seguinte:

Capa, Folha de rosto e Créditos, não possuem títulos, logo, não serão geradas entradas no table of contents. Entremos no gambiarra mode.
Vamos aos htmls que não possuem título, por exemplo, o de capa.

Acrescentemos o título que gostaríamos que aparecesse no TOC, dentro da tag h1.

<body>
 <h1>Capa</h1>

Faremos isso em todas as páginas que não possuem título (<h1>Copyright</h1>, <h1>Folha de rosto</h1>, etc..). Feito isso, mandemos o Sigil gerar um novo TOC.

Geramos um TOC com tudo e sem gaps, agora basta irmos as  páginas editadas e apagar a tag h1 que acrescentamos.
A única diferença que notaremos é que o Sigil acrescenta ids às tags, mas podemos apagá-las sem medo.

  <h1 id=”heading_id_2″>Capa</h1>

Arquivo salvo, epubcheck sem retorno de erros.

Caso você tenha um erro qualquer insolúvel de ePubcheck por aí, me envie que ele vira post: antonio [@] simplissimo.com.br.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Hermida

Gerente de produção para livros digitais | Simplíssimo Livros Ex-Assistente de Produção editorial e novas mídias | Editora Zahar Entusiasta e usuário de Software Livre desde 2002

SimplíssimoErros do ePubcheck – TOC playOrder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.