Lançamento: eBook de aventuras históricas interativas

Fernando Ebooks, Notícias 3 Comments

Vocês lembram daqueles livros para adolescentes onde você tinha que decidir o rumo da história? Agora com o livro digital criar uma história assim, interativa é bem mais simples!

Os jornalistas Mateus Parreiras e Paola Carvalho decidiram lançar Caçada nos Mares ProibidosAventuras na Rota da Índia, um ebook de aventuras históricas interativas, utilizando o serviço para autores da Simplíssimo Livros. Voltado para o público juvenil, o livro inovador chega às livrarias virtuais com a proposta de divertir e educar. É o primeiro da série Spadah (Sistema Paradidático de Aventura de Decisão em Ambiente Histórico).

O ebook conta a história do grumete português Eusébio, que embarca por mares desconhecidos numa missão secreta que pode garantir o comércio entre Portugal e Índia. Mas como é o leitor quem define a história, o personagem principal pode leva-lo à África, ao Egito, a selvas e a mares que poucos se atreveram explorar. No caminho de tesouros e perigos surpreendentes, o leitor encontrará personagens épicos, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Os autores, jornalistas mineiros, produziram o livro no tempo livre de suas atividades profissionais, nas redações de jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas e Hoje em Dia) e de São Paulo (Grupo Folha e Metro). Mateus Parreiras, 33, é repórter do jornal Estado de Minas, e Paola Carvalho, 31, repórter da revista Veja BH.

Por fugir aos padrões editoriais do mercado brasileiro, o ebook Caçada nos Mares Proibidos – Aventuras na Rota da Índia foi desenvolvido de forma independente. Chegou-se a um modelo técnico que quebrou o padrão e permitiu ao leitor de ereaders, tablets, smartphones e PCs, construir uma história por meio de hiperlinks. A Simplíssimo fez o acabamento visual e técnico do livro, oferecendo aos autores a oportunidade de vender o livro nas lojas da Apple, no Google Play, e em breve na Kobo e Saraiva.

Os primeiros capítulos, o booktrailer, o vídeo dos autores e outras informações podem ser acessados no site www.spadah.com.br.

O que é o Spadah?

No modelo criado pelos autores, ao final de cada capítulo o leitor tem duas opções para continuar a leitura. É ele quem decide o próximo capítulo. A interatividade permite voltar na história para escolher outro caminho e, se não chegar ao final esperado, pode optar por outro. Não é um livro que precisa ser lido por completo, de uma única vez, pois são 23 finais diferentes no primeiro volume da série. Outro diferencial é que o sistema coloca os leitores dentro de diferentes momentos históricos e estes, ao decidirem que rumo seguir, também se tornam personagens da trama. O Spadah ainda tem vocação educativa, uma vez que compreende conteúdo indicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Enfim é um livro bem feito, em todos os sentidos!

Fica a dica de uma boa leitura, mas também o exemplo de como o digital pode oferece novas oportunidades de expor conteúdos educativos de forma atraente.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoLançamento: eBook de aventuras históricas interativas

Comments 3

  1. Muito boa a matéria!

    Fiquei curioso: ao ler um livro desses num “Kobo”, no final do capítulo teria um “link” para pular para o próximo capítulo correto?

    Como é isso? Tipo HTML? É formato EPUB?

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *