Maior livraria americana planeja fechar quase 20% de suas lojas

Eduardo Melo - Simplíssimo Ebooks, Mercado 4 Comments

No que está sendo chamado, em tons apocalípticos, até de “espiral da morte”, a Barnes & Noble, maior rede de livrarias americana, anunciou que prevê fechar até 239 lojas em um plano de longo prazo – em até 10 anos. A notícia é do Wall Street Journal.

O anúncio chega um mês depois de a empresa anunciar uma queda de 10% nas vendas, em novembro e dezembro de 2012.

O rtimo atual da B&N é de redução anual de 15 lojas – 30 lojas fechadas e 15 abertas, em média, todos os anos. O ritmo de fechamentos irá aumentar, portanto.

Segundo o comentário do site Business Insider, a resposta da B&N seria de que estes números “são consistentes com as expectativas dos analistas” e que “a administração está totalmente comprometida com o conceito de varejo para o longo prazo”.

Colocando o anúncio da B&N lado-a-lado com o anúncio dos resultados da Amazon, entre eles um aumento de 70% nas vendas de eBooks, parece que estamos diante do início concreto daquela transição de que tanto se fala, há anos: livrarias fechando, diante da adesão dos consumidores ao livro digital. Será que a B&N é uma nova Borders?

Fontes: The Digital Reader, WSJ, Business Insider

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.000 autores e editoras. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoMaior livraria americana planeja fechar quase 20% de suas lojas

Comments 4

  1. Desde que compraram a eReader da FictionWise, antigo Palm Reader, ela nunca soube o que fazer com uma rede pioneira em livros digitais. Ela comprou a rede virtual por 15 milhões de dólares, mas levou quase 3 anos para decidir esquecer o eReader, com o formato pdb e partir para o Nook. Finalmente decidiu fazer algo e fez errado (ao meu ver), fechou de vez o portal eReader para “forçar” a migração para o Nook.

  2. Pingback: A Resposta Da Barnes & Noble | Revolucaoebook.com.br - notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook - Revolucaoebook.com.br

  3. Pingback: Medida desesperada? | Revolucaoebook.com.br - notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook - Revolucaoebook.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.