Mercado de Quadrinhos Digitais Triplicou em 2011

da Redação Ebooks, Notícias 1 Comment

Livro digital também engloba HQs. Cada vez mais refinadas, hoje em dia produzir histórias em quadrinhos é praticamente uma arte. E é uma ótima categoria para ser explorada no meio digital. Exemplo disso é essa notícia da ICv2, anunciando que o mercado de quadrinhos triplicou em 2011, alcançando os US$25 milhões.

Em 2010, foram US$8 milhões. E todos esses números se aplicam apenas aos títulos em inglês. Até 2012, espera-se que o digital seja 10% da indústria de HQs. Segundo o site:

Primeiro, entre eles foi o efeito do relançamento da DC, a partir de agosto de 2011. A DC amarrou uma mudança do dia para a noite e relançou todos os seus novos títulos para o digital, e a divulgação pesada empurrou o movimento. A publicidade em torno não só afetou as vendas da DC, mas também estimulou o mercado digital de quadrinhos como um todo.

Até o final do ano, a mudança rápida tornou-se rapidamente tendência crescente, com a maioria das grandes editoras ou liberando todos os seus títulos em formato digital no mesmo dia da sua libertação de impressão ou se movendo nessa direção. Esse movimento foi uma parte de uma tendência que acabou na explosão da quantidade de conteúdo disponível na forma digital.

Um terceiro fator foi a crescente diversificação de plataformas no qual o conteúdo digital pode ser comprado e lido. No início de 2011, iOS e PSP eram os únicos canais digitais significativos para quadrinhos. Até o final do ano, Android, eReaders e aplicativos para a Web foram todas significativas porcentagens de contribuição, além do iOS (PSP essencialmente desapareceu durante 2011).

E o melhor: as vendas digitais não atrapalharam as vendas físicas. “O [digital] trouxe mais público. Esta não é uma estratégia de substituição ao meio de impressão, o que é ótimo.” afirmou John Rood, vice-presidente executivo da DC.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoMercado de Quadrinhos Digitais Triplicou em 2011

Comments 1

  1. “Hoje em dia produzir histórias em quadrinhos é praticamente uma arte”. Como assim “praticamente”? Alguém aí é um […] que não sabe que quadrinhos É uma linguagem artística?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *