Publisher: o livro como negócio

Eduardo Melo (Simplíssimo) Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Em iniciativa conjunta de Publishnews, Câmara Brasileira do Livro e Art A2, está disponível em São Paulo o curso de especialização Publisher: o livro como negocio. As aulas começam no dia 30 de outubro de 2012 e seguem até novembro de 2013, com carga horária total de 203 horas – as aulas são quinzenais.

O objetivo do curso é preparar profissionais que trabalham, ou desejam trabalhar, nas várias áreas envolvidas na publicação de um livro, mantendo uma visão gerencial do negócio editorial e colocando o aluno em contato com grandes profissionais do mercado.

Para informações e inscrições, visite o site da Escola do Livro da CBL, ou mande email para escoladolivro2@cbl.org.br.

Confira o programa completo e os detalhes do curso:

Coordenação
Carlo Carrenho

O curso
Contando com a participação de profissionais experientes, o curso apresenta um panorama completo da indústria editorial e fornece subsídios tanto para quem já trabalha no mercado e deseja se aperfeiçoar, quanto para quem tem interesse em ingressar neste setor, mas não sabe por onde começar.

O modelo do curso é baseado nos moldes do Columbia Publishing Course e do curso oferecido pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, criado por Cristiane Costa e que também conta com a coordenação de Carlo Carrenho.

Carga Horária
32 disciplinas |208 horas

Duração
30 de outubro de 2012 a 5 novembro de 2013 (aulas quinzenais)

Horário
Terças e quartas (aulas quinzenais), das 19h as 22h30

Investimento
12 x R$ 870,00
10% de desconto para pagamentos a vista ou grupos
15% de desconto para associados da CBL

Onde
Câmara Brasileira do Livro, Rua Cristiano Viana, 91, Pinheiros, São Paulo, SP.

Informações e inscrições
Diretamente na Câmara Brasileira do Livro pelo telefone (11) 3069-1300 ou pelo e-mail escoladolivro2@cbl.org.br.

Ou então clique aqui e se inscreva.

O Programa

Aula Inaugural
Apresentação do curso, do programa e do formato do projeto a ser desenvolvido.
[4 horas] Professor: Carlo Carrenho

Identidade Editorial
A definição e criação da identidade de uma casa editorial. A importância do catálogo, tratamento de texto e identidade visual. Exemplos com tratamento de clássicos. Mudanças de perfil, criação de novos selos, modernização e adaptação aos novos públicos e paradigmas.
[4 horas] Professor: Whaner Endo

História da Indústria do Livro no Brasil
As características da indústria do livro no Brasil ao longo dos tempos; a relação com outros países. Histórias das principais casas editoriais do país, os grandes editores e autores. Particularidades culturais brasileiras.
[8 horas] Professor: Aníbal Bragança (a confirmar)

O Mercado Editorial Brasileiro
Características da indústria do livro no Brasil e comparação com outros países. Estratégia de mercado, volume de investimento e taxa de lucratividade relacionada ao tamanho do negócio editorial. O mercado consumidor e a leitura no Brasil. Aspectos econômicos da oferta e demanda de livros.
[4 horas] Professor: Galeno Amorim

Preparação de texto
As etapas da produção do livro. A equipe envolvida, tarefas e responsabilidades detalhadas de cada profissional. Normatização, preparação, tradução, edição de texto, ghost-writers.
[8 horas] Professor: Paulo Werneck

Formação de Catálogo Estrangeiro
Avaliação de mercado internacional, contatos, relacionamento com editoras, agentes e autores estrangeiros. Processo de produção: tradução e revisão. Casos portugueses: a opção da normatização. Tendências de mercado.
[4 horas]

Formação de Catálogo Nacional
O passo-a-passo da formação de um catálogo de obras brasileiras. Conceituação, prospecção de autores e obras, relacionamento com autores, avaliação de mercado, elaboração de coleções exclusivas, encomenda de títulos, produção e lançamento. Estudos de caso.
[4 horas]

O Livro de Não-Ficção
A aquisição de livros de não-ficção, tais como ensaios, biografias, autoajuda etc. O desenvolvimento do produto e a orientação ao autor. O ghostwriter. Os limites de atuação do editor. Análise de mercado. Publicação de livros-produto.
[4 horas] Professor: Pedro Almeida

O Livro didático
Análise do mercado, das particularidades do processo de produção na formação de catálogo e na formação da equipe. Estratégias de vendas: adoção em escolas e compras de governo.
[4 horas]

O Livro Infantil
Conceito e características específicas do livro infantil e de sua produção. Histórico e atualidade do setor (mercado – produção e vendas). O cenário brasileiro: órgãos, feiras especializadas, autores e premiações.
[8 horas] Professora: Dolores Prades

Agências literárias
O papel dos agentes literários e sua importância na formação de catálogos. Comercialização de direitos autorais e reprodução. A relação com o escritor e editores, o processo de localizar ou contratar escritores.
[4 horas]

Identidade Visual
A importância da definição visual de livros e coleções. Conceitos, profissionais envolvidos e etapas de desenvolvimento. Estudo de casos.
[4 horas]

Design de Capa
A definição da capa, processos de criação. Relação da capa com conteúdo do livro. Critérios levados em conta; imagens, cores e tipologias. A importância da capa nas vendas. Os prêmios. Exemplos de criações bem-sucedidas.
[4 horas]

Produção Gráfica
Os caminhos de todo o processo que vai da criação ao livro impresso. Os profissionais envolvidos. Pré-impressão, processos de impressão, materiais e acabamentos. Gráficas e fornecedores. Especificidades de trabalhos. Controles, prazos e revisões. Problemas de produção: como resolvê-los.
[12 horas] Professor: José Jardim

Produção de Livros Especiais e Tecnologia do Papel
A fabricação do papel; características e propriedades; papel imune e papel comercial. Especificidades da produção de livros de arte, de luxo de obras de referência. As principais características de produção; processos diferenciados de produção, acompanhamento da produção in loco. Produção de componentes especiais. Gráficas especializadas.
[4 horas] Professor: José Jardim

Plano de Negócios
Planejamento do negócio do livro; estrutura de custos de produto e da empresa. Avaliação de investimentos e risco. A produção e a definição do preço final do produto, a partir da análise de matérias-primas, processos de impressão e acabamento e gestão da produção.
[16 horas] Professora: Andrea Dagmont

Análise de Projetos
Como analisar um projeto financeiramente. Cálculo de Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Cash-Flow e outras formas para avaliação e projetos e start-ups.
[8 horas]

Gestão de Editoras
Um panorama das principais vertentes envolvidas na gestão de editoras; apresentando escopo de atividades, departamentos e equipes; os procedimentos de produção, as legislações específicas e o dia a dia da gestão do negócio.
[4 horas] Professor: André de Lima

O Cenário Econômico da Indústria do Livro
Como o cenário econômico influencia o mercado editorial – da produção à venda. Como a indústria editorial se insere e compete dentro da indústria do entretenimento. Exemplos e análise de casos e panorama de tendências atuais.
[4 horas]

Direitos Autorais
Legislação de direitos autorais. Adiantamento. Negociação com herdeiros. Fiscalização de pagamentos. Citações de trechos ou reprodução de textos em outros livros, campanhas publicitárias, espetáculos etc. Vendas de direitos de reprodução. Administração de contratos. Direitos autorais e os programas governamentais.
[8 horas] Professor: Gustavo Almeida

Leis de Incentivo
As leis de incentivo para livros no país (Rouanet, ICMS e ISS). O processo de aprovação e as estratégias. Perfil de publicações beneficiadas.  Os caminhos para captação de patrocínio. As mudanças recentes.
[4 horas]

Distribuição I: Livrarias e Distribuidores
Os canais tradicionais de distribuição dos produtos. A diferença entre distribuição direta e contratação de distribuidor. Como funciona uma distribuidora. O modelo de consignação. Controle de vendas e acerto. As livrarias. A equipe comercial.
[12 horas] Professor: Jaime Mendes

Distribuição 2: Canais Alternativos
Os canais alternativos de distribuição de livros. O porta-a-porta e as vendas por catálogo. O mercado religioso. Os supermercados. As bancas de jornal. A venda direta.
[4 horas]

Marketing Viral – Estratégias para a Internet
Os órgãos de imprensa tradicionais não são a única forma de divulgação. Sites, blogs, You Tube, Facebook, Orkut, Linkedin, e outras comunidades virtuais em torno de temas específicos são a maneira mais moderna e barata de atingir o leitor. Como montar uma estratégia bem-sucedida de divulgação on-line? Estudos de caso.
[4 horas]

O Marketing Editorial
O cotidiano do departamento de marketing nas editoras. Quais sua funções e desafios? A importância da divulgação. Como operar com um orçamento limitados e com inúmeros lançamentos por mês. Como o marketing editorial se diferencia e se assemelha ao marketing desenvolvido por outros setores.
[4 horas] Professor: Bruno Zolotar (a confirmar)

O papel do marketing nas editoras
A filosofia do marketing editorial e suas funções. Estudos de caso sobre a importância do marketing na avaliação de produtos, definição da estratégia de posicionamento em livrarias, produção de campanhas e de materiais de divulgação. História empresarial vivida.
[4 horas] Professor: Lula Vieira (a confirmar)

Feiras e Eventos de Livro no Brasil
Os custos de participar de uma bienal. Calendário de eventos, feiras e festivais. Feiras de livros e sua importância para casas editoriais pequenas e para suas associações. Eventos como espaço privilegiado para a divulgação e contato com público formador de opinião. As feiras de Frankfurt, Londres e Bolonha.
[4 horas]

Assessoria de Imprensa
Diferença entre assessorias internas e externas. Como preparar um briefing editorial para a assessoria de imprensa. Planejamento estratégico. Técnicas, estratégias, e informações fundamentais para um release. Mailing list e cota para jornalistas. Pautas especiais, contatos e feedbacks. Perfis dos resenhistas, jornalistas, colunas e cadernos especializados em livros.
[4 horas] Professora: Ivani Cardoso

Impressão por Demanda
Abrangerá a evolução dos equipamentos, análise de custos, mercado e a auto-publicação. Além disso, abordará o efeito na logística e na distribuição da indústria de livros.
[4 horas]

As Pequenas e Médias Editoras
Os desafios das pequenas e médias editoras no Brasil. Estratégia de atuação e de nichos. Estudos de caso. O dia-a-dia de um pequeno ou médio editor. As diferenças e limites de uma editora menor em comparação com os grandes grupos.
[4 horas]

A Produção de Livros Digitais
O processo de produção de um e-book. Apps e livros infantis. Os recursos do ePub. O caminho das pedras para produzir e gerenciar a produção de livros digitais. A importância dos metadados?
[4 horas] Professor: Eduardo Melo

O Mercado de Livros Digitais
Como os livros digitais estão mexendo com todo o negócio editorial. Uma análise do crescimento dos e-books, seus desafios e vantagens. Uma visão dos principais players mundiais do cenário editorial digital. As livrarias e distribuidoras digitais no Brasil e no mundo. O modelo agência e o de distribuição. A importância de uma estratégia global. A distribuição nacional e internacional
[4 horas] Professor: Carlo Carrenho

Desenvolvimento de Projeto
Acompanhamento dos projetos de conclusão feitos em grupo a partir do conteúdo apresentado pelos palestrantes e de propostas específicas.
[28 horas] Professor: Carlo Carrenho

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