Sony pode lançar eBooks para Playstation 3

Nina Sarti Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Alguns meses atrás, surgiram rumores sobre um possível serviço de eBooks da Nintendo, que possibilitaria a leitura nos consoles Wii U e 3DS. Agora, é a Sony que parece estar trabalhando num projeto semelhante. Segundo o MCV, a empresa vai aproveitar a mais importante feira anual de jogos eletrônicos, a Electronic Entertainment Expo, ou E3, para revelar seus planos em relação aos eBooks. O novo projeto, batizado de “Storyteller”, permitiria a leitura de documentos e livros interativos no Playstation 3 e, possivelmente, no portátil PS Vita.

As investidas da Sony no mercado de eBooks até o momento não têm sido tão bem sucedidas: apesar de ter sido um dos primeiros e-readers a surgir no mercado, o Sony Reader não conseguiu conquistar muitos adeptos, e hoje tem uma parcela de mercado muito menor do que a de seus principais concorrentes, Amazon e Barnes & Noble. Não é a primeira vez que a empresa experimenta algo novo envolvendo leitura e games: no final de 2009, foi lançada uma biblioteca de quadrinhos digitais para o console portátil PSP. Um ano e meio depois, veio o anúncio de que o serviço, que já contava com cerca de 4000 títulos, não seria mais atualizado – ao que tudo indica, por falta de interesse dos usuários. O comunicado oficial dizia que, apesar de tudo, a equipe continuaria trabalhando para oferecer quadrinhos digitais destinados a outros aparelhos. Aparentemente, os aparelhos em questão são o PS3 e o Vita – com a diferença de que o novo projeto será focado mais nos livros infantis do que nos quadrinhos.

Para mim, a grande questão aqui é: as pessoas realmente querem usar suas TVs e videogames para leitura? Daí o foco em conteúdos interativos, que podem ser bem explorados usando as duas telas de toque do PS Vita, por exemplo. Mas até que ponto podemos dizer que este conteúdo é um livro e não um game? É a questão que já temos com os apps; e, assim como também já acontece com os apps, o mercado – se realmente vier a existir – tende a ser mais explorado por empresas de tecnologia do que por editoras. Contam-se nos dedos as casas editoriais que lançaram aplicativos bons e bem sucedidos: grande parte delas se aventurou neste setor mais como posicionamento de marketing do que como um real e sustentável modelo de negócios. Será que alguma editora investiria num possível mercado de livros para consoles? Bem, de qualquer forma, teremos que esperar até as 22h da próxima segunda, quando a Sony fará sua apresentação na E3, para confirmar (ou não) os detalhes do projeto.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

Nina Sarti

Nina Sarti é aspirante a jornalista e apaixonada por literatura – no papel desde sempre, e na tela desde o seu primeiro e-reader, que leva por aí para mostrar às pessoas que e-book não é nenhum bicho de sete cabeças.

SimplíssimoSony pode lançar eBooks para Playstation 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.