A AAP (Association of American Publishers) divulgou hoje um relatório de dados do mercado editorial nos Estados Unidos, e os eBooks se saíram muito bem.
De acordo com nota publicada no GalleyCat, o mercado de todos os impressos teve quedas bruscas de vendas, chegando a quase 64% no caso dos livros adultos paperback (capa mole), de Junho de 2010 ao mesmo mês desse ano. Outros gêneros, como o infantil, caíram até 30%.
Não são notícias boas, mas mesmo assim há motivos para comemorar. O eBookNewser conta que os livros digitais tiveram crescimento de 167% no mesmo período. O faturamento saltou de US$30 milhões para US$80 milhões. Mas, apesar de ser um número bem impressionante, esse aumento não compensou a queda na venda dos livros impressos.
O eBookNewser opina corretamente que não há prova de que os eBooks estão prejudicando as vendas de impressão, mas eles parecem ser mais imunes à recessão. Talvez seja a hora para os editores de reconsiderar a precificação dos eBooks que preço, e parar de tentar tratá-los como livros impressos.
Vendas de eBooks cresceram 167% em Junho